Foi encontrado 1 resultado para "Fevereiro 2019":

Oficina de terrários na Jaqueira
Oficina de terrários na JaqueiraFoto: Andrea Leal / Divulgação

“O que mata um jardim não é o abandono. O que mata um jardim é esse olhar de quem por ele passa indiferente...” Mário Quintana. Fazer com que as pessoas e especialmente nossas crianças valorizem o meio ambiente, defendam o verde, entendam e aproveitem os benefícios da integração com a natureza é a proposta da Oficina de Terrários que a organização sem fins lucrativos Luz Natural em parceria com o estúdio Andréa Leal Fotografia e a empresa Terrários Recife vão oferecer, de forma gratuita, no Econúcleo Jaqueira, das 9h às 12h do sábado 09 de fevereiro. O evento, voltado para as crianças e suas famílias, tem essa proposta integradora de contato com o verde, que proporciona uma nova perspectiva de qualidade de vida, com o equilíbrio entre corpo, mente e espírito, perseguida hoje pela humanidade e que pode ser favorecida pela natureza. E não é à toa que uma pesquisa de Amsterdã apontou que pessoas que vivem próximas da natureza possuem 21% menos chances de desenvolver depressão. Diante do cotidiano cheio de pressa e tecnologia, a proposta é parar para ter essa conexão, que pode se transformar num hobby apaixonante e em uma forma de expressar e compartilhar novos sentimentos, experiências e possibilidades.

Ministrada pelo arquiteto Victor Polesky, a oficina gratuita vai mostrar a história, a evolução e os tipos de terrários, ensinar na prática os participantes a produzirem seu próprio terrário e a conherecem mais sobre essas harmoniosas criações que carregam sentimentos, lembranças e essência viva em compartimentos singulares e que estão ganhando espaços cada vez maiores e se tornando mais próximas dos brasileiros. “Apenas 5% das pessoas sabem o que é um terrário e o que esse ecossistema pode proporcionar e trazer em si de singularidades. Essa natureza está acessível a todos e esta conexão é uma movimentação que vem crescendo cada vez mais. É um sentimento interno que vem aumentando nas pessoas que estão mais reflexivas. E hoje podemos nos transportar através dela para refletir sobre nossos sentimentos e diversas outras questões”, explica o arquiteto.

A atividade, de educação ambiental, vai mostrar ainda como funciona o ecossistema do terrário e o ciclo da água e do carbono presentes naquele ambiente. É que, ao construir um terrário, a pessoa simula um microambiente em equilíbrio que funciona de forma autossustentável. Nele, é possível observar a interação entre plantas, e também os ciclos da água e do carbono (decomposição). O terrário de ambiente úmido fechado é o melhor exemplar para se observar o ciclo da água. A água presente no solo e advinda da transpiração de plantas é transformada em vapor, quando submetida ao calor ou radiação solar. Essa água, não sairá do recipiente, mas se condensará sobre as superfícies e, assim, regará as plantas e o solo, assegurando a sobrevivência das espécies do terrário. Ou seja, pode ?car tranquilo pois as plantas não irão morrer de sede tampouco de falta de ar, no caso dos terrários fechados, pois ali mesmo acontecerá o milagre da natureza. Então só cabe a você complementar a rega a cada três meses, admirar essa maravilha de cenário e curtir a natureza.

A oficina vai trazer também as possibilidades de personalizar os terrários, com a inclusão de objetos pessoais e de adicionar a técnica da água arti?cial, ou os lagos arti?ciais, que dão ainda mais naturalidade aos ambientes, detalhes que os tornam únicos e exclusivos. Na proposta de “faça você mesmo”, a atividade vai proporcionar novas experiências para as pessoas, mostrando outros conceitos associados à natureza e as diversidades de plantas que podem ser usadas no processo de criação (como cactos, pequenos musgos, fitonias, suculentas, entre outras).

Focado em uma corrente de pensamento intitulada biofilia (que basicamente envolve a integração do moderno à natureza), o terrário traz novo aspecto fundamental à vida moderna. Nesse caso, o fundamental é a relação dos ambientes com esse estilo de vida natural, em que a natureza e o verde se tornam essenciais e um elemento forte na ambientação, na decoração e no convívio das pessoas. “Podemos criar diversos ecossistemas vivos nos dias de hoje que estão integrados a esses ambientes e que proporcionam espaços aconchegantes. A relação forte da natureza com o homem está cada vez mais à mão em jardins acessíveis e terrários, que, dos grandes jardins às pequenas plantas.

Essas oficinas serão realizadas em várias outras oportunidades, sempre com apoio de um influenciador digital parceiro e em locais diferentes, como a Livraria da Praça de Casa Forte, que já abriu espaço para o evento no mês de março. As próximas oficinas serão pagas e a verba será revertida para o Instituto Luz Natural, que irá repassar, por ano, a duas instituições. A primeira ONG a ser beneficiada será o Círculo do Coração, que este ano completa 25 anos cuidando de crianças carentes cardiopatas e suas famílias.

A outra parte do projeto são os Terrários Solidários, que também terão sua renda revertida para o instituto e repassadas para as instituições. Pessoas físicas e também empresas poderão adquirir caixas com o kit para produção do terrário com a temática do Pequeno Príncipe. Contendo a frase “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”, de Antoine de Saint-Exupéry, o kit traz o vidro do terrário, a planta, uma colher, areia, cascalho, pedras, uma miniatura do Pequeno Príncipe e um manual de instruções. Tudo para curtir montando em casa, no estilo Faça Você Mesmo, dando a sua cara. Tudo focado na corrente de pensamento intitulada biofilia e que traz novo aspecto fundamental à vida moderna, relacionado a um estilo de vida natural, em que a natureza e o verde se tornam essenciais e um elemento forte na ambientação, na decoração e no convívio das pessoas. O kit será vendido na web e por meio da venda corporativa. Um mimo especial, que com certeza fará tanto sucesso quanto o nosso e que agrega um valor social importante.o lançamento desta fase do projeto será realizado no dia 19 de março.

comece o dia bem informado: