Detalhe da capa do livro de Bárbara Collier
Detalhe da capa do livro de Bárbara CollierFoto: Divulgação

O SPA das Artes  ganha nesta quarta-feira (20) um registro à sua altura, em formato de livro digital. O evento, ao longo de 11 edições, priorizou ações de incentivo à arte contemporânea e oficinas, palestras e incentivo à produção de projetos artísticos.

O livro memorial em formato digital "SPA DAS ARTES: memória, legitimação e afeto", produzido por Bárbara Collier, é o resultado de uma pesquisa de mestrado e será lançado às 19h, no Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (Mamam), no centro do Recife. A publicação mostra como o SPA afetou a classe artística e sua relação com a cidade, e traz um catálogo inédito com parte das obras realizadas por artistas pernambucanos.

"É uma pesquisa que envolve muito a memória afetiva, minha e dos artistas que participaram. Importante por registrar não só a história da arte produzida aqui, mas por capturar um momento político relevante de ser lembrado, em tempos tão difíceis como o que vivemos hoje. Um período onde o artista tinha voz, participação e importância para o poder público".

Leia também:
'Eu Acho é Pouco' lança livro com quatro décadas de história em Olinda
Uma festa para comemorar os 80 anos do livro "Assucar"
Daniel Bork lança livro com 80 pratos
Perenidade da obra de Raul Córdula ganha espaço na Arte Plural Galeria


Bárbara Collier, agora mestra em Teoria das Artes Visuais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), explica que os percalços foram muitos, pelo volume de informações, de tempo e de pessoas envolvidas, mas que ela contou com muitos parceiros (intelectuais, afetivos e financeiros). Transformar a pesquisa de mestrado em livro só foi possível pelo financiamento do Funcultura.

Edição impressa

"A proposta agora é divulgar o livro, para o maior número de pessoas possíveis e buscar patrocínio e uma edição impressa e bilíngue, como foi solicitado pela banca", adianta a artista plástica, produtora cultural, pesquisadora. Bárbara atuou no SPA das Artes em diversas funções, sendo coordenadora da última edição, em 2013. No ano anterior, 2012, o SPA não foi realizado.

O evento de lançamento contará com uma mesa-redonda que reunirá João Roberto Peixe (ex-secretário de Cultura da Cidade do Recife) e Bruna Pedrosa (coordenadora da 10ª edição do SPA) e Oriana Duarte (artista plástica). A obra terá distribuição gratuita.

Serviço:

Lançamento do livro "SPA DAS ARTES: memória, legitimação e afeto"
Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam) - rua da Aurora, 265, Boa Vista
Nesta quarta-feira (20), às 19h
Entrada gratuita

Detalhe da capa do livro de Bárbara Collier
Detalhe da capa do livro de Bárbara CollierFoto: Divulgação
Bárbara Collier, artista plástica, produtora cultural, pesquisadora
Bárbara Collier, artista plástica, produtora cultural, pesquisadoraFoto: Facebook/Reprodução

veja também

comentários

comece o dia bem informado: