Alceu Valença, cantor e compositor
Alceu Valença, cantor e compositorFoto: Divulgação

Ícone da cultura pernambucana, o cantor e compositor Alceu Valença, de 73 anos, será homenageado com a Medalha da Ordem do Mérito dos Guararapes, a mais alta honraria concedida pelo Estado de Pernambuco. A cerimônia, que reconhece a obra e trajetória do artista, está marcada para as 18h30 desta quarta-feira (12). A medalha será entregue pelo governador Paulo Câmara.

O decreto com a honraria a Alceu foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta. Segundo o texto, o cantor será agraciado com o grau de Comendador, um dos cinco da medalha, que inclui ainda Grã-Cruz, Grande Oficial, Oficial e Cavaleiro, e dois quadros: Efetivos e Especiais.

Leia também:
Alceu Valença e Fafá de Belém lançam música carnavalesca
Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto gravam DVD em Portugal


A honraria, instituída pelo Decreto nº 4.891, de 20 de janeiro de 1978, é a mais importante comenda concedida pelo Estado a pessoas físicas ou jurídicas, brasileiras ou estrangeiras, que se destacaram por méritos excepcionais ou pelos relevantes serviços prestados a Pernambuco, simbolizando um gesto de agradecimento do Estado.

A medalha remete a um importante episódio da história: a insurreição dos habitantes de Pernambuco contra o domínio holandês. Foram duas batalhas travadas, em 1648 e 1649, que colocaram em campos opostos holandeses e as forças luso-brasileiras no Monte dos Guararapes. A Batalha dos Guararapes é considerada pelos historiadores como sendo o marco da construção da identidade brasileira porque uniu, contra o holandês invasor, negros, índios e brancos.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: