Baco & cia

Murilo Guimarães

ver colunas anteriores
Vinho
VinhoFoto: Divulgação

Quer que comece por quais? Você conhece essa história, né? No mais das vezes eu escolho a ruim. Pra fechar a conversa com uma notícia boa. O que me faz lembrar daquele marido que chega em casa perguntando à esposa qual ela queria ouvir primeiro. “A ruim”, responde ela. “Estou com câncer terminal e só vou viver mais seis meses”, alerta o marido. “Como pode ter uma notícia boa depois de uma desgraça dessa” grita a mulher.

“A boa é que não preciso mais me preocupar em fazer exercício”. Tem lógica, mas é infame, não é? Tentarei me redimir, amigo. Começando pelas boas. A melhor é que amanhã é Domingo de Ramos, abrindo a Semana Santa. Vai pro interior? Comer bacalhau, peixada, carneiro, chocolate, acompanhados por um bom vinho? Faz bem. Mas não se esqueça de rezar pelo Homem, que nossa dívida é grande! Vou lhe ajudar nessa contravenção da gula. Afinal, é um pecado tão pequeno, né? Acha não? Olhe, já vi tanto padre guloso... Vou começar pelo chocolate. Ingrediente exigente na harmonização.

Classicamente se recomenda um vinho do Porto para acompanhar, mas a vodka Stolichnaya tem sugestões de drinques achocolatados. Se você é de coquetéis mais adocicados, acesse www.facebook.com/stolibrasil ou www.instagram.com/stolibr e se lambuze (conheço gente que iria tomar benção a Jesus lá no céu; com viagem de volta, claro).

Mas caso você seja um exclusivo amante do vinho, também tenho boas novas para a páscoa. A Ridouro, importadora da Quinta Maria Izabel, está fazendo duas boas ofertas nesses dias. Primeiro, seu Porto Vintage 2012 a um preço abençoado. Já na compra de 4 garrafas (750 ml) do branco QMI, ganha de graça 1 garrafa Magnum (1,5 l). Dá pra encher a casa de amigos, né? A Casa Bebidas está com bom desconto em 32 vinhos de seu catálogo. A título de ajuda, deles eu destaco: Carm Douro, Poggiotondo Toscana e l’Orangerie de Carignan. Na LD Importadora, a linha Esporão Assobio (tinto, branco e rosé) está merecendo uma reza. Assim como a Freixenet Cordón Rosado.

Amigo, você vai ficar em Recife, na Semana Santa? Então dê partida à comemoração. Hoje, 13/4, das 13 h às 21 h, vamos comemorar a 2ª edição do Vinho na Praça. São cerca de 100 rótulos expostos e disponíveis para consumo (R$95,00) no Empório Tia Dulce, Praça Dantas Barreto, em Olinda. O limite é o seu fígado! Brincadeira, beba com juízo, companheiro. Bem, depois de tanta coisa boa, agora se prepare, que lá vem notícia ruim: o Congresso Nacional... Não, você não merece saber de nada desse lugar! Hoje não. Vade retro, satanás! Em lugar disso, entre numa igreja e ore, com Jesus Cristo, pela salvação do Brasil. Tim, tim, brinde à vida.

Serviço: Ridouro, 30387865; Casa Bebidas, 994414100; LD 31258080; Empório Tia Dulce 34292263. Ou nas respectivas redes sociais.


Café no RioMar

Todo brasileiro ou é ruim da cabeça ou gosta de café. Concorda? Pois se você não é ruim da cabeça, aproveite. Neste mês de abril, está ocorrendo o Circuito do Café RioMar, envolvendo 21 cafeterias do shopping. Essa próxima semana, de 15 a 17, às 19 h, o evento fechará com chave de ouro. Teremos palestras da barista Silvia Magalhães, de Débora Lemos Silvério Xavier, expert em aromas e de Romoaldo de Souza, do famoso programa “Café e Conversa”. Oportunidade para aprender mais sobre essa bebida emblemática.

Leia também:
Por que manter o hábito do café da manhã?
O álcool no vinho
O mercado está se rendendo ao vinho rosé


*É médico e enólogo e escreve quinzenalmente neste espaço

 

veja também

comentários

comece o dia bem informado: