Baco & cia

Murilo Guimarães

ver colunas anteriores
Wine & Drinks prioriza vinhos naturais, orgânicos e bidinâmicos
Wine & Drinks prioriza vinhos naturais, orgânicos e bidinâmicosFoto: Divulgação

Você já visitou o Organomix, nova loja no Shopping Recife? De fato, bem mais que uma loja, um centro de alimentação. A Organomix nasceu como comércio online, evoluindo para lojas físicas no Rio de Janeiro e agora está viajando pro Nordeste.

Primeiro, aqui em Recife, em breve... Sei lá pra onde, leitor! Mas antecipo sucesso. Como sugere o nome, é um espaço especializado em produtos orgânicos, naturais e coisas do gênero. Lá, além de comercializar esses itens, há restaurantes terceirizados e uma loja de vinho, a Wine & Drinks, cujas garrafas são selecionadas por Fabiana Gonçalves, craque no assunto. Portanto, confie na seleção de olhos fechados.

Foi nesse ambiente, dias atrás, que o Rui Miranda, da vinícola portuguesa Casa de Vila Nova, com sede próxima à bela cidade de Amarante, nos apresentou alguns de seus vinhos. Todos Verdes. Já lhe falei sobre os Vinhos Verdes em novembro de 2016.

São produzidos no norte de Portugal, na região especificamente demarcada, entre os rios Douro e Minho e devem seu nome ao processo de elaboração. Dizia eu, naquele artigo: “...se refere ao estágio de maturação das uvas, que, em face de características climáticas e técnicas da viticultura locais, são colhidas ainda não maduras.

Produzindo vinho tinto, rosé, espumante ou branco, o mais apreciado. Sua história remonta aos romanos, antes da era cristã. Há referência à cultura de uvas por lá na História Natural de Plínio, o velho, e na legislação do imperador Domiciano.

Aparentemente o Vinho Verde foi o primeiro de Portugal a ser consumido fora do país, em particular pelos ingleses”. Degustamos desde a linha mais simples e econômica, a Levity (branco e rosé), ao Vila Nova Alvarinho, mais rico e encorpado, como são os vinhos desta casta.

Tendo como característica o frescor e a leveza, com um teor alcoólico mais baixo, o Vinho Verde é muito adequado ao nosso verão. Podendo ser consumido sob o sol, na praia, nas piscinas, em vez da popular cervejinha. Faça um teste, amigo. E se for a esta região de Portugal, não questione: procure visitar essa belíssima vinícola, herança da família Lencastre, de linhagem real portuguesa.

Voltando ao Organomix, junto com a Wine & Drinks, que também funciona como bar, operam o EQ - Cozinha Equilibrada, o Orenji (japonês), padaria Harina (Galo Padeiro) e a Boutique BBQ e do Mar (carnes e frutos do mar). Contemplando todos os gostos. Gostei do que vi e do que provei. Vou voltar lá qualquer dia desses com meu tim, tim, brinde à vida.

EM DESTAQUE
Eniwine

Nesse mundo “digitalizado”, mais um aplicativo de vinhos chega ao mercado. Baixei e dei uma olhada no Eniwine. Achei muito interessante a interação com outras lojas online.

*É médico e enólogo e escreve quinzenalmente neste espaço

veja também

comentários

comece o dia bem informado: