Bê-a-bá Gourmet

Vanessa Lins

ver colunas anteriores
O experiente Claudemir tem mais de 20 anos de carreira
O experiente Claudemir tem mais de 20 anos de carreiraFoto: Alfeu Tavares/Arquivo Folha

Depois de 14 anos atuando como chef executivo do restaurante Wiella Bistrô, Claudemir Barros segue em voo solo. Anunciou o seu desligamento na semana passada e deu dicas do que está por vir nos próximos meses. Agora mais livre, o cozinheiro está se dedicando integralmente a consultorias - olha aí, empresários de restaurante! - e à produção de um livro. Mas talvez o mais instigante nessa nova fase da carreira de Claudemir seja a possibilidade mais do que real de ele tocar uma casa própria.

Ele soltou que está em busca de sócio para um empreendimento em 2018. Eu fico na torcida para que isso se concretize, pois o cozinheiro é um dos mais competentes e dedicados do Estado. Autodidata, Claudemir tem desenvolvido pratos que agregam ingredientes brasileiros muitas vezes discriminados a tecnologia gastronômica de ponta. Depois de 23 anos de profissão, ele mais que merece ter um menu pra chamar de seu. Sucesso, Claudemir!

Espeto
A pernambucanidade vai tomar conta das próximas novidades do cardápio da churrascaria Ponteio, em Boa Viagem. Entre as estreias, carne de sol, moqueca e camarão na moranga. À frente da gastronomia da casa está o chef Villas.

Tá virado!
O conhecido Orfeu Cafés Especiais aumentou sua sala de troféus com duas conquistas no "Cup of Excellence", da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), além de conquistar o "Top 10 Coffee of the Year", competição da Café Editora e Semana Internacional do Café, no último dia 27, em Belo Horizonte. A marca desbancou 240 amostras de 12 regiões produtoras de todo o País.

Merenda premiada
Quem assina a melhor merenda do Brasil é Gilda Rosângela de Souza, nutricionista e merendeira da Escola Estadual Juazeiro, na Zona Rural de Tracunhaém. O anúncio foi feito no último dia 26, durante solenidade da 2ª edição do concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar, em Brasília. A receita é "Caldo Nordestino Nutritivo" e leva macaxeira, bode, açafrão e couve-flor, sendo que quase todos eles cultivados na horta do próprio colégio. Gilda concorreu com profissionais de todo o País.

Brinde
As taças em acrílico colorido da Chandon viraram uma febre entre os bebedores de espumante. Além de práticas para consumo ao ar livre, são bem charmosas, hein? Este ano, a espumanteria brasileira redesenhou o shape das tacinhas que agora são mais largas e se transformam também em copos baixos. Os novos packs Collors Colection com espumante mais dupla de taças já estão sendo vendidos em todo o País a partir de R$ 125.

*A jornalista é editora do caderno Sabores e escreve quinzenalmente neste espaço. Instagram: @quintopecado

veja também

comentários

comece o dia bem informado: