Bê-a-bá Gourmet

Vanessa Lins

ver colunas anteriores
Sushiman vai apresentar atum de sol no Nosu, na capital paulistana
Sushiman vai apresentar atum de sol no Nosu, na capital paulistanaFoto: Arthur de Souza/Arquivo Folha

O comandante do grupo Quina do Futuro, André Saburó Matsumoto, desembarca em São Paulo (destino cada dia mais frequente na agenda do cozinheiro), em dezembro, para assinar o 1º menu da temporada Tomodachi (Amigos) do belíssimo restaurante Nosu. Serão dois jantares, nos dias 4 e 5, em que o chef vai ser recebido pelo consultor da casa, Regis Hideki Shiguematsu. Saburó vai preparar cardápio repleto de referências das duas nacionalidades da sua família: nipônica e pernambucana. Vai explorar feijão verde, o lardo da produção artesanal Yaguara e o atum de sol, com a especial técnica para salga e cura do peixe.

Estreia 1
Vai se chamar Cá Já o restaurante do chef Yuri Machado e da empresária Marina Moneta, nos Aflitos, com abre de portas até o fim desse mês. A casa será focada em gastronomia brasileira e ingredientes locais, desenvolvidos com a técnica de Yuri lapidada em temporada de dois anos em Nova York.

Estreia 2

Manoelzinho Fernandes, do Ça Va e Toscana Trattoria, está correndo com a obra de sua nova casa, em Boa Viagem. Está montando um wine bar com carta exclusiva da distribuidora Mistral e cardápio do chef Thiago Vita, no ponto onde funcionaram o Nakumbuka e o Mistura, em frente ao Kojima. O projeto é de Milena Sotero, que também assina as duas outras casas do empresário. Vai abrir em dezembro.

Estreia 3
Os Catão (Parraxaxá, Papa Capim e Beerdock) também correm para inaugurar já na segunda 20, o Forneiro pizza bar. A casa vai seguir a tendência das pizzas de fermentação longa, pães artesanais, produção própria de pastramis e chope exclusivo da cervejaria paulista Blondine. A decor tem pegada industrial, super trend, com cimento predominando, luz baixa e ilustrações de Raoni Assis.

Dindin
No Dia sem Imposto da Fiepe (23), no estacionamento da Casa da Indústria, vai ter food truck vendendo sacolé a precinho amigo. É o Ki-DinDin Gourmet que, das 10h às 21h, vende os geladinhos sem inclusão de impostos.

Aplausos
César Santos vai comemorar os 25 do Oficina do Sabor na próxima segunda, 20, às 20h, com jantar assinado por convidados: os chefs Danio Braga, Daniela Martins, Robson Lustosa e Alexandre Bispo. O menu completo sairá a R$ 225 e dará direito à cerâmica da Boa Lembrança exclusiva.

*É jornalista, editora do caderno Sabores e escreve quinzenalmente neste espaço. Instagram: @quintopecado. 

veja também

comentários

comece o dia bem informado: