Bê-a-bá Gourmet

Vanessa Lins

ver colunas anteriores
Comida é motivo de veneração entre os peruanos
Comida é motivo de veneração entre os peruanosFoto: Divulgação

Pra mim, não é novidade alguma que o país tenha recebido, pelo sexto ano seguido, o título de "Melhor Destino Culinário" do mundo, do World Travel Awards (WTA), considerado o Oscar do Turismo. Além de ter a melhor comida a "ser visitada", o Peru ainda arrematou a categoria "Melhor Atração Turística" com o Complexo Arqueológico de Machu Pichu. E posso dizer, mesmo sem conhecer o globo inteiro, que a gastronomia praticada pelo povo peruano, do litoral e da montanha, é ímpar.

Além de ser cheia de significados, tem uma paleta de sabores franca - sustentada por ingredientes frescos, em que cada um deles se mostra sem disfarces no prato. Bote nessa conta ainda as centenas de variedades de batatas, mais outras tantas de milho: brancos, roxos, rajados.

Não esqueça também dos frutos do mar dotados de gosto pulsante, herança do gelado oceano pacífico. Ceviches e causas são pratos para se repetir em uma viagem por lá. A pimenta típica ají é onipresente.

Mas existe um ingrediente a mais nas caçarolas de além-mar. O povo peruano é completamente apaixonado pela própria comida. Essa paixão, entretanto, é um sentimento recente, estimulado por um cozinheiro com status de presidente da República, o Gastón Acurio, que faz da comida instrumento de transformações social, cultural e política. Vá ao Peru pela comida, você não vai se arrepender.

Consumo 1
Segundo levantamento da Embrapa, o consumo de pescados no Brasil aumentou em mais de 10% em 2017, mas ainda é considerado baixo. O levantamento apontou ainda que 40,2% consome até duas vezes por mês e 12% não consome a proteína.

Consumo 2

O diagnóstico confirmou também que o bacalhau continua sendo considerado prato sazonal, ou seja, seu consumo está ligado a épocas específicas. O principal motivo apontado é o alto preço do produto.

Xepa
Neste sábado, 16, o projeto XepaCult - Mostra de Gastronomia de Tradição pelo Consumo Consciente vai promover mostra fotográfica, apresentação musical e degustação com as cozinheiras Valdeci Maria e Rozeane Maria, ambas da comunidade quilombola Conceição das Crioulas, em Salgueiro. Será no espaço Maumau, no Espinheiro, às 13h. É de graça.

Borbulha premiada
A Miolo comemora o título de melhores espumantes para os rótulos Miolo Cuvée Tradition Brut (Melhor Espumante) e o Miolo Cuvée Tradition Brut Rosé (Melhor Espumante Rosé) na 10ª edição do Challenge International Euposia, único concurso mundial de espumantes feitos pelo método tradicional, ou seja, cuja segunda fermentação é na garrafa.

*É jornalista, editora do caderno Sabores e escreve quinzenalmente neste espaço.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: