Bê-a-bá Gourmet

Vanessa Lins

ver colunas anteriores
Lanchonete, em novo endereço, retoma projeto com chefs visitantes
Lanchonete, em novo endereço, retoma projeto com chefs visitantesFoto: Ed Machado/Arquivo Folha

Lembra a "Terça do Chef" na lanchonete Kangaroo? Pois o projeto que rendeu boas produções sobre o balcão de um trailer, nos tempos em que a hamburgueria ficava na Praça de Casa Forte, ainda em 2012, volta para a agenda da casa e seu espaço que em nada lembra o passado. Fica, então, a cargo da convidada Sofia Mota abrir os trabalhos da nova temporada, agora na rua Dona Ada Vieira, já no próximo dia 16, às 19h, com dois sanduíches exclusivos para a noite, um tradicional com carne e o outro vegano.

Essa missão, aliás, é de lei. Quem assumir a cozinha na "Terça do Chef" fará as duas sugestões para os clientes. Sofia, que há tempos vem se dedicando à cozinha saudável, optou pela leveza nos dois casos. Leia-se um hambúrguer de shitake e shimeji, creme de cebola caramelizada com amendoim e salada.

Mas se a vontade for outra, pode pedir o de frango com quinoa, maionese de curry, tomate assado, picles de abobrinha e salada. Por fim, vale o adendo de que a chef produz um pão branco funcional, com massa feita de quinoa e linhaça. No dia, o sanduba, acompanhado com chips de batata-doce, sai a R$ 30.

Sem fila
O sonho de 10 entre 10 consumidores é não enfrentar fila no supermercado. A realidade ideal está longe de acontecer, mas o grupo Pão de Açúcar está oferecendo uma comodidade nesse sentido. Pelo aplicativo próprio, traz ao Recife a funcionalidade Caixa Express, que permite ao cliente agendar o horário para ser atendido no caixa do supermercado.

Bonaparte reedita clássicos
Em 2018, o grupo Bonaparte completa 20 anos de existência e uma das ações para marcar o calendário é editar para a versão fast food alguns clássicos europeus, como filé à Chateaubriand, Warteloo e café paris. A marca tem loja em 16 estados brasileiros.

Bons números
O McDonald´s diz que acabou o ano como o maior gerador de 1º emprego do Brasil, com 14 mil vagas para jovens iniciantes. Dessas, 6,8 mil referem-se a novos postos de trabalho, o que representa 20 contratações por dia de pessoas entre 16 e 25 anos - a faixa etária que mais sofre com o desemprego. Para 2018, a expectativa é de geração de 15 mil vagas, chegando a 65 mil até 2020.

Nova chefia
O restaurante de massas Villa Foria, dos sócios Gustavo Leal e Maria Porto, fez nova aquisição gastronômica. À frente da cozinha agora está a chef Carla Chakrian, ex-ÇaVa e dona da marca de produtos artesanais Bambueira Gastrô, cuja missão é agregar ares contemporâneos ao já estabelecido menu. Vida longa a essa parceria.

Fast food
As lojas Donatário estão com pratos tanto com um pé na cozinha internacional quanto na brasileira. O camarão mangue beat leva camarão com molho cremoso de manga e tomate seco, servido em massa de tapioca e risoto, e é um dos destaques da temporada.

*É jornalista e editora do caderno Sabores. Escreve quinzenalmente neste espaço

veja também

comentários

comece o dia bem informado: