Bê-a-bá Gourmet

Vanessa Lins

ver colunas anteriores
Picles de pepino
Picles de pepinoFoto: Pixabay

Picles é o novo pretinho básico da cozinha. Todo mundo faz, todo mundo coloca em algum prato: das criações autorais a sanduíche. Se isso é ruim? Eu adoro, ainda não enjoei. Sempre gostei do sabor cítrico da conserva, mas, até pouquíssimo tempo, a principal referência dele por aqui era a presença polêmica em um hambúrguer de certa rede de fast food - o que não faz jus ao potencial real desse elemento numa refeição.

O ingrediente principal é sempre um legume (pepino, maxixe, cenoura, cebola) conservado em vinagre ou sal, ou numa solução com os dois insumos. Outro hit de 2018 foram (estão sendo) os fermentados. E eu não estou falando do Yakult, por favor.

Kombucha, Kimchi e kefir são palavrinhas cada dia mais populares que descobrimos, acho que um pouquinho tarde. Certa vez, numa estada no ótimo Spa Oásis, em Gravatá, uma das palestras era sobre probióticos.

Em suma, fiquei sabendo que sem as tais bactérias não tem saúde que aguente o tranco da má alimentação, ataque de vírus, de bactérias nocivas e, pasmem, até o emagrecimento e a saudabilidade do corpo ficam comprometidos porque uma flora intestinal desequilibrada não absorve corretamente os nutrientes.

Em tempo. O kombucha é bebida oriunda da fermentação do chá ou infusões ricas em cafeína, já o kimchi são vegetais bastante condimentados e muito comuns na culinária coreana.

PREMIADÍSSIMA 1

Depois de receber 21 premiações, a Colorado vai engarrafar a sua Guanabara Wood Aged e vender no site Empório da Cerveja (emporiodacerveja.com.br). A edição será do tipo especialíssima, com apenas 1.400 unidades (600ml) comercializadas a R$ 59,90.

Bebida levou mais de 20 prêmios

Bebida levou mais de 20 prêmios - Crédito: Divulgação


PREMIADÍSSIMA 2
A breja super festejada é uma Russian Imperial Stout, envelhecida em barril de umburana, tem 10,5% de álcool e leva rapadura queimada em sua receita, o que dá mais complexidade de aroma e de sabor.

DE VOLTA
Depois de temporada no Wiella Bistrô, o chef Silvio Romero volta à Villa Foria, no Espinheiro, cuja cozinha tinha sido comandada até alguns meses por Carla Chakrian. Faz mudanças no menu, mas mantém a linha italiana da casa.

JÁ É NATAL
Pelo menos nas lojas do Extra e Pão de Açúcar, onde o panetone já deu as caras. Vende as versões feitas nas próprias padarias quanto as da marca Qualitá. O grupo espera um aumento nas vendas de 10%.

ANOTE A DICA!
O chef Jonathan Lauriola, da plataforma online eduK, dá dica preciosa para o seu risoto não falhar. Ele garante que a temperatura do caldo deve sempre estar muito quente, em ponto de ebulição. Desta forma, a temperatura do arroz não muda e ele cozinha de forma uniforme e contínua.

* É editora do caderno Sabores e escreve quinzenalmente neste espaço. Instagram: @quintopecado 

veja também

comentários

comece o dia bem informado: