Bê-a-bá Gourmet

Vanessa Lins

ver colunas anteriores
Batista e César: colegas de longa data
Batista e César: colegas de longa dataFoto: Wagner Ramos/Divulgação

A primeira etapa do festival Pernambuco Bom de Mesa 2019, que se encerrou no último dia 17, contabilizou um público espectador de nada menos que 2.500 pessoas, de acordo com o Shopping Recife. Pudera.

Grandes profissionais de cozinha do Estado e de outras cidades marcaram presença no evento organizado por César Santos e pelo shopping. Erick Jacquin, Batista e Roberto Ravióli formaram o time de ‘estrangeiros’ e lotaram a arena das aulas-show.

A celebrização da figura do chef de cozinha vem à tona com tudo em um evento como esse: a maioria deles encarou fila de admiradores para a selfie (o novo autógrafo) com os ídolos.

Por sua vez, os cozinheiros locais exploraram ingredientes nordestinos e atingiram em cheio o coração da plateia, que se identificou imediatamente com os temperos da gastronomia pernambucana.

Um dos principais encontros da semana de aulas de culinária se deu entre César e Batista, o carismático subchef de Claude Troisgros, que dividiram o palco e as receitas, e um monte de elogios mútuos, denunciando um laço de amizade antigo. Batista também se emocionou ao falar das suas memórias familiares na Paraíba.

MINHA DICA 1
Não deixe de ir ao Rihan Culinária Árabe, no Cordeiro, perto do Compaz, uma casa simples transformada em restaurante sem luxo, com ótima comida. Peça quibe cru, cordeiro ensopado e o shawarma de cordeiro (@rihanculinariaarabe). E a limonada libanesa - com água de rosas e hortelã.

MINHA DICA 2
Na pracinha de Taquaritinga do Norte, no Agreste do Estado, uma ótima surpresa para quem está por aqueles lados. Há poucos meses, a família Arnóbio, que produz café na região, abriu a Takwary, uma cafeteria muito fofa especializada em métodos. Ou seja, você pode beber filtrados no Melitta, Hario V60, Kalita, Aeropress, além de espresso e bebidas com cold brew. Os preços são ótimos e a casa, linda.

DOCINHO
A lindíssima Confeitaria Pernambucana, de Sérgio Poggi, em Apipucos, fechou as portas como operação de loja e vai oferecer outro tipo de serviço. Segundo Sérgio, o espaço vai virar casa de recepção. Mas as guloseimas portuguesas podem ser encomendadas e entregues via delivery.

JAQUEIRA
A nutricionista Débora Wagner é a nova consultora da Padaria Jaqueira. Vai incrementar o leque fit com opções veganas e repaginar o self-service tradicional, que fica no térreo.

PRA ELAS
O chef Fernando Fonseca e o mixologista Marcos Guimarães servem menu gastrô-etílico no Lobby Bar do Sheraton Reserva do Paiva, até o fim do mês, em homenagem às mulheres. O coquetel ‘A Dama de Ferro’ é um dos destaques: com vodca roxa, limão, amoras e prosecco.

*É editora do caderno Sabores e escreve quinzenalmente neste espaço. Instagram: @quintopecado

veja também

comentários

comece o dia bem informado: