Bê-a-bá Gourmet

Vanessa Lins

ver colunas anteriores
Consumidores mudam a compra por conta de preço e atendimento ruim
Consumidores mudam a compra por conta de preço e atendimento ruimFoto: Divulgação

O mau atendimento tem um preço. É tão alto, que pode ser medido de diversas formas. Segundo levantamento da Forum Corporation, 30% dos clientes abandonam uma marca que consumiam e gostavam porque mudaram para um produto melhor ou mais barato.

Mas, pasmem, os outros 70% abandonaram a marca por questões relacionadas ao atendimento: 21% pela falta de contato e atenção e 49% porque a atenção recebida era de baixa qualidade.

O cliente já está tão calejado, que até “suporta” não ser atendido. Outras pesquisas comprovam que, ao redor do mundo, o custo por ano do mau atendimento nas 16 maiores economias chega a US$ 338 bilhões.

A cada 5 americanos, 3 deles (59%) estão buscando experimentar uma marca por um serviço melhor. O estudo não é o único que evidencia o quão importante é o atendimento ao consumidor - seja ele de loja, seja como consumidor de serviços - há muita informação a respeito, e muita coisa desanimadora, como o levantamento da empresa sueca Better Business World Wide, em 2017, que mostra o Brasil no penúltimo lugar na classificação sobre atendimento a clientes iniciado com um sorriso. Conhecido pela fama de ser um País de pessoas carismáticas, o Brasil aparece com os profissionais de atendimento menos simpáticos do mundo.

WINE TASTING 1
Será 23 de maio o evento Wine Tasting Recife, promovido pela Veloz Distribuição, Porto a Porto e Casa Flora. No dia, os convidados poderão degustar dezenas de vinhos importados pelas empresas.

WINE TASTING 2
Produtores confirmados: Domaine Denis Dubourdieu (França), Marqués de Tomares (Espanha), Caves Messias (Portugal), Carmim (Portugal), Santa Carolina (Chile), Nieto Senetiner (Argentina) e Nederburg (África do Sul).

BOA CAUSA
O Hospital Guararapes está arrecadando potes de vidro, como os de café solúvel e maionese, para acondicionar leite materno e abastecer a sua UTI Neonatal. Recebe até o fim de maio na av. Doutor Júlio Maranhão, 911, Prazeres.

MICHELIN BRASIL 1
No último dia 6, o Guia Michelin divulgou a lista dos estrelados e Bib Gourmand da edição 2019 Brasil. Três casas novas receberam uma estrela, o Evvai (SP), Cipriani (RJ) e Oteque, também no Rio, excelente, do chef Alberto Landgraf.

MICHELIN BRASIL 2
São Paulo, com 12 estrelas, e Rio de Janeiro, com 6, são as únicas da América Latina avaliadas pelo mais famoso guia de gastronomia do mundo, mas estão distantes das mais estreladas do prêmio - Tóquio, que soma 230 estrelas, de Paris, que tem 123, e de Nova York, com 76. O Brasil ainda não tem casa 3 estrelas.

MICHELIN BRASIL 3
Entretanto, a capital paulista computa mais distinções do que algumas europeias, caso de Lisboa, Estocolmo e Budapeste.

*É editora do caderno Sabores e escreve quinzenalmente neste espaço 

veja também

comentários

comece o dia bem informado: