Bê-a-bá Gourmet

Vanessa Lins

ver colunas anteriores
Feira nacional vai estreitar laços com vinícolas estrangeiras
Feira nacional vai estreitar laços com vinícolas estrangeirasFoto: Divulgação

Segundo dados do Comex Stat, do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), de janeiro a maio deste ano, 60 milhões de litros de vinhos tranquilos (branco, tinto e rosé) foram importados pelo Brasil. Chile, Portugal, Argentina, Itália e Espanha integram, nesta ordem, o ranking de principais exportadores. Em 2015, 27 milhões de litros entraram no País.

As comercializações cresceram 100% em valor e 122% em volume, se comparadas com o mesmo período em 2015. De olho nesse crescimento, a feira Wine South America, a maior da América Latina no setor, aposta todas as fichas na sua segunda edição, de 25 a 27 de setembro, em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul.

Nesse contexto, a WSA deve estreitar relacionamentos com os players internacionais. Já estão confirmados expositores de oito países, com 52 vinícolas, além de vinícolas brasileiras. Um dos rótulos mais conhecidos do grande público é o francês Rendez Vous Occitans.

Estandes coletivos, como o do Wines of Argentina, com 30 empresas, também estarão presentes, reforçando o posicionamento de principal evento do setor no continente. Mais informações no site.

UM MÉNAGE... DE TAÇAS (1)
Os vinhos californianos Ménage à Trois chegaram no Brasil via Cantu. Quem apresenta os rótulos por aqui é Lolô Riccobene, gerente regional Nordeste da distribuidora. Quem assina os vinhos de nome curioso é a francesa Folie à Deux, que assim os batizou como uma alusão ao corte de, no mínimo, três uvas. É o caso do ótimo Gold Chardonnay (com viognier e verdelho, além da própria chardonnay).

UM MENAGE... DE TAÇAS (2)
Os vinhos Menage são produzidos em Napa, na cidade de Yountville, e estão sendo vendidos no Recife somente em duas casas: Oma Bistrô e Fabbrique. Além do Chardonnay, o Ménage à Trois Lavish Merlot também está disponível. É feito com merlot, cabernet sauvignon, petite syrah, petite verdot e syrah. Ótimas novidades para acompanhar comida.

ORGANOMIX NO RECIFE
O complexo gastronômico Organomix está previsto para chegar ao Nordeste, em setembro, com primeira loja no Shopping Recife. A operação será composta pelo EQ Cozinha Equilibrada, Harina Café, sushi bar Orenji (marca própria), a peixaria Boutique do Mar, a casa de carnes Boutique BB e a enoteca Wine&Drinks, com drinques e vinhos.

NIKKEI NO IFOOD

Os restaurantes Chiwake e Chicama, de Biba Fernandes, agora atendem pela aplicativo de delivery iFood. As casas são especializadas em culinária nikkei e ficam no Espinheiro e no Pina, respectivamente. O app pode ser baixado nas lojinhas do Android e iOS.

VEGANO “AND” DO FUTURO
O segundo ponto de venda no Recife do Futuro Burger é Pão de Açúcar. O produto vem atraindo holofotes por ser criado em laboratório com vegetais e simular textura e sabor de carne.

*É editora do caderno Sabores e escreve quinzenalmente neste espaço

veja também

comentários

comece o dia bem informado: