Bê-a-bá Gourmet

Vanessa Lins

ver colunas anteriores
Quina do Futuro: reconhecimento
Quina do Futuro: reconhecimentoFoto: Wagner Ramos/Divulgação

Eu lembro como hoje o dia em que conheci o Quina do Futuro. Ainda na faculdade, juntei os “trocados” do estágio e me dei ao luxo de comer algo no restaurante. À época, eu não sabia dizer exatamente o motivo da minha simpatia imediata pelo Quina, pela comida, por aquele lugar com jeitão de casa. Hoje, sei que foi exatamente isso que me pegou de jeito: o toque familiar da família Matsumoto em cada detalhe da casa.

Fundado em 1986 por Shigeru (seu Júlio) e Tomiko Matsumoto, o restaurante, atualmente, é pilotado por um dos filhos do casal, André Saburó, que se divide entre a gestão do grupo - que inclui ainda Sumô, Sushi Yoshi e Tokyo´s Café -, criação e balcão.

Nos últimos anos, vem conquistando notoriedade com um trabalho inédito de pesquisa, quase de cunho científico, com atum. O chef e sushiman desenvolveu receitas antes impensadas com o pescado: como o atum de sol e o sarapatel de atum, adaptando pratos e técnicas de uso típico do Nordeste ao repertório nipônico.

Arrematou consecutivas vezes a premiação de Melhor Restaurante Japonês do Recife, pela Veja Comer e Beber, e mais recentemente, o próprio Saburó foi votado como Sushiman do Ano no prêmio Melhores do Ano da revista Prazeres da Mesa.

A família Matsumoto e a equipe do Quina do Futuro só têm motivos para comemorar e todo o merecimento pelas conquistas públicas - e do público.

Feira fitness
De 30/11 a 1º de dezembro, rola o Reciftness, no Itaipava 14, das 10h às 20h. O evento traz tudo sobre suplementos, alimentação saudável e nutrição, além de palestras e disputa de fisiocultorismo. Mais informações no site.

O ar da graça
A Wine Concept Brasil trouxe o produtor norueguês Ole Martin Siem, na última quarta, para apresentar os vinhos Vicentino, feitos na região do Alentejo, em Portugal. O enólogo é nome super prestigiado na vitivinicultura do país luso e comandou harmonização no Bargaço.

Duas décadas
A rede Spoleto comemora 20 anos de fundação e marca a data com uma linha nova de pratos de louça pintados com ilustrações autorais.

Cordon
A escola de gastronomia mais famosa do mundo, a Le Cordon Bleu, filial São Paulo, abriu inscrições para novas turmas de Cuisine e Pâtisserie, que começam em janeiro de 2020. Ambos são oferecidos como intensivo (aulas diárias) quanto no sistema tradicional (duas ou tês aulas por semana). Mais infos no site.

Xícara cheia 1
A revista Espresso acaba de divulgar que o Brasil é o país que mais consome café no mundo, segundo a Euromonitor International.

Xícara cheia 2
Os brasileiros tomaram 1,2 milhão de toneladas de café somente em 2019, segundo o levantamento, que aponta Estados Unidos, Indonésia, Alemanha, França e Japão como os líderes do ranking após o Brasil.

*É editora do caderno Sabores e escreve quinzenalmente neste espaço. Instagram @quintopecado

veja também

comentários

colabore com a folha

comece o dia bem informado: