Bê-a-bá Gourmet

Vanessa Lins

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O que os consumidores buscam na comida pode refletir na cosmética
O que os consumidores buscam na comida pode refletir na cosméticaFoto: Reprodução internet

Veja que curioso. A empresa japonesa de aromas e fragrâncias, Takasako, uma das maiores do mundo, busca na gastronomia elementos para pautar o seu departamento de desenvolvimento de produtos. No Brasil, fica na cidade de Vinhedo, interior de São Paulo, e acabou de soltar informações sobre o paladar do consumidor que pode virar notas aromáticas.

Segundo a pesquisa de alimentos da empresa, as culinárias em ascensão são de países do Oriente Médio, com pratos à base de berinjela e grão-de-bico. Do Marrocos, os famosos doces artesanais foram apontados como tendência. Além do ayar, condimento do Mediterrâneo, e dos pad thai rice noodles asiáticos.

Segundo o levantamento da Takasako, ser doce não é mais suficiente para fisgar pelo estômago. O hype é combinar o açúcar com notas salgadas e apimentadas. A fusão de texturas também está em alta - imagine um chocolate com arroz trufado com pedaços de cookies!

Por fim, o menos é mais também apareceu como o gosto dos novos consumidores: ou seja, andam preferindo mesmo comida natural sem processamento. Ah, e não esqueçamos dos fermentados - considerados super alimentos que são poderosíssimos para ajudar o intestino.

GASTRÔ NO SHOPPING 1
Rola até esse fim de semana a 4ª edição do Festival Gastrô do Shopping Recife, em parceria com o Instituto César Santos, na Praça de Eventos do mall. A programação principal consiste em aulas-show abertas ao público, gratuitas, com chefs famosos de outros estados e, claro, de Pernambuco.

GASTRÔ NO SHOPPING 2
Neste domingo, Carla Pernambuco, do restaurante Carlota (SP), integra a programação junto a Miau Caldas (consultora), Sofia Mota (Nosso Bistrô), Carmem Virgínia (Altar) e Hellida Kelsch (Oma).

DOC BRASILEIRO PREMIADO
O documentário “O Mestre da Farinha”, produzido pelo projeto Fartura, arremaotu o terceiro lugar na categoria Sustainable Development Goals (SDGs), no Japan World’s Tourism Film Festival, no fim de fevereiro. Com direção de Leandro Miranda e Luiza Fecarotta, e produção de Adriana Benevenuto, o doc contabiliza a terceira medalha. Em 2019, levou o “Best South American Film” e o “People’s Choice Awards” na categoria “Documentários” de um dos mais importantes festivais de cinema de turismo do mundo, o ART & TUR, em Portugal. “O Mestre da Farinha” conta a história do “Seu Bené”, da cidade de Bragança, no Pará. Com mais de 70 anos, ele produz a mais famosa farinha da região.

IGA QUER EXPANDIR
O Instituto Gastronômico das Américas (IGA) apresenta seu plano de expansão para a região Nordeste na Expo Franquias Nordeste 2020, de 12 a 14 de março no RioMar. Cerca de 15 municípios de Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraíba e Rio Grande do Norte receberão unidades da escola conhecida pelo cronograma de cursos livres e profissionalizantes de gastronomia e confeitaria.

ALIÁS...
Segundo a Associação Brasileira do Franchising (ABF), somente em 2019 o setor atingiu um faturamento de mais de R$ 185 bi, um crescimento de 6,9% ante 2018. “O segmento de Serviços Educacionais, na 3ª colocação no ranking por números de unidades, cresceu 13% em comparação ao ano anterior”, revelou o diretor de expansão do IGA, Luis Zemlenoi.

*É editora do caderno Sabores e escreve quinzenalmente neste espaço. Instagram: @quintopecado

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