Roma Júlia e Eliz Galvão
Roma Júlia e Eliz GalvãoFoto: Jair Alves

O projeto Histórias do Meu Povo, que acontece gratuitamente desde o dia 01 de agosto, vem promovendo oficinas de ilustração, musicalização, cartonagem e acessibilidade na leitura, além de encontros com mestres de tradição oral da cidade e visita aos patrimônios culturais do município.


Voltado para crianças de 06 a 10 anos, o Histórias do Meu Povo prioriza as que possuem dificuldades no processo de alfabetização, distorção idade-série e abandono escolar, que resulta em crianças com baixa autoestima, dispersos e sem perspectiva de um futuro promissor. “Em muitos casos nem a família nem a escola acreditam mais nessas crianças”, conta Eliz Galvão, produtora e uma das idealizadoras do projeto.

 

O diferencial da atividade é trazer o exercício da leitura e escrita de forma lúdica e o mais próximo possível da realidade do público, realizando – principalmente com a participação de mulheres que são parte do cotidiano de cada uma das cinco regiões político-administrativas de Camaragibe – a contação de histórias e, sobretudo, realizando associações com as vivências práticas das crianças na sua comunidade. “Além da formação de um público leitor, estamos estimulando a consciência cidadã e trabalhando o sentido de pertencimento, senso crítico e valorização dos patrimônios culturais materiais e imateriais de Camaragibe”, explica Roma Júlia, que é uma das contadoras de histórias do projeto.

 

Os participantes passam pelo processo de conhecer e escrever gêneros textuais baseados nas histórias contadas por eles, pela mediadora de leitura e pesquisas feitas na comunidade. Logo escolhem os gêneros que mais se identificam, técnicas de como ler ou recitar seu próprio texto e, por fim, como publicar este material utilizando a técnica de cartonagem, que é a utilização de papelão para fazer a capa dos livros.

 

Dentre as ações previstas no projeto estão a distribuição gratuita de 1.250 livros com a produção textual dos participantes, a realização de 05 sessões de contação de histórias apresentadas pelos alunos do curso de contação de histórias como finalização da atividade, a doação de 125 livros (25 para cada instituição) para o acervo das instituições que participarão do projeto, a orientação para criação e manutenção dos espaços de leituras participantes do projeto, além da realização de 05 apresentações de espetáculos profissionais de contação de histórias aberto ao público com garantia de intérprete de libras em todas as apresentações.

 

Locais dos cursos

 

Centro Comunitário Vivendo e Aprendendo – Celeiro/Timbi

Período: 04/08 a 25/11/2017

Dias e Horários: sextas (14 às 16h) e sábados (09 às 11h)

 

Associação das Mulheres do Loteamento Santana – Santana

Período: 01/08 a 30/11/2017

Dias e Horários: terças e quintas de 14 às 16 horas.

 

Escola Municipal Paulo Freire (Loteamento São Pedro)

Período: 02/08 a 29/11/2017

Dias e Horários: segundas e quartas (09 às 11h)

 

Biblioteca Municipal de Camaragibe – Vila da Fábrica

Período: 01/08 a 30/11/2017

Dias e horários: terças e quintas de 09 às 11 horas.

 

Escola Municipal São José – Vera Cruz

Período: 02/08 a 29/11/2017

Dias e Horários: segundas e quartas (14 às 16h)

 

 

 

comece o dia bem informado: