Fábulas de Gente
Fábulas de GenteFoto: Divulgação

Questões como solidariedade, preservação da natureza, preconceito, perseverança e liberdade, ganham vida em "Fábulas de Gente". De autoria de Valdir Oliveira, a obra foi contemplada no edital do Funcultura de 2017, e é o décimo primeiro livro do autor. Com ilustrações de Bruno Gomes, o livro, dedicado ao público infantojuvenil, que também apresenta versão em áudio, será lançado neste sábado (24), às 17h, na Livraria Jaqueira.

A obra reúne, ao todo, uma série de quatro fábulas e três contos. O lúdico, o cômico e a fantasia encontram-se numa forma narrativa repleta de surpresas e desdobramentos inesperados. Os personagens se colocam no mundo contemporâneo criando proximidade entre muitas de suas atitudes e nossas práticas e costumes atuais. Lugares por onde andamos, como o Recife, Olinda, Caruaru, entre outras regiões de Pernambuco e do Brasil, podem ser também os lugares por onde circulam os personagens do reino animal, mas representados como pessoas que sentem, que lutam, que discordam ou concordam com as coisas do mundo, dependendo das posições que ocupem na sociedade.

Além da versão impressa, o livro, que tem prefácio escrito pelo jornalista e membro da Academia Pernambucana de Letras, Cícero Belmar, também surge em versão de áudio, destinado principalmente a deficientes visuais, possibilitando a inclusão no mundo da literatura através da audição da obra.

As gravações, produção de trilha sonora original, mixagem de áudio e edição aconteceram de maio a outubro deste ano. Participam do elenco, além de Valdir Oliveira, os atores Fábio Caio, Adriano Cabral, Ismael Holanda. As atrizes Hilda Torres e Beta Ferralc, além de várias participações especiais. A trilha sonora foi especialmente produzida para o audiolivro, com assinaturas de Fábio Barros e Saulo Santos.

Sobre o autor

Valdir Oliveira é roteirista, diretor, ator, jornalista e mestre em comunicação. Autor dos livros A Lagartinha Sapeca, Na Toca do Sapo, O Lápis Apaixonado, Depois do Desejo, Notícia no Ar, O Rei do Zodíaco, Diário Diagonal, Os Olhos de Ilberon e Cidade dos Karianthos. Como roteirista, escreveu e dirigiu especiais de ficção para a Rede Globo Nordeste. Entre eles, A promessa de Jeremias, Caminhos de Monte Santo, O Santo Cibernético e Sulanca, para o programa Fantástico. É autor das minisséries Santo Por Acaso e Cruzamentos Urbanos, realizadas pelo SBT Nordeste. Em sua trajetória, também carrega trabalhos como roteirista e diretor dos curtas Tocaia Para Jacó, Por Uma Tecla e Conde Virgulino. Para o teatro, escreveu as peças Bela à Vista, Andanças do Tempo, Ópera de Martino e Bagre Peixoto, encenadas em Recife. Roteirizou e dirigiu a série de documentários Poetas e Prosadores Pernambucanos e Som das Letras, com incentivo do Funcultura. Também é roteirista e diretor da série Camões dos Lusíadas e dos Cordeis, realizada em Portugal e no Brasil, exibida pela TV Brasil em 2015. Na Guiné Bissau, realizou a série de três episódios Tabanka. Seu livro mais recente, Cidade dos Karianthos, foi adaptado para audiobook e exibido este ano como série radiofônica com participação de mais de 20 atores pernambucanos. Ainda para TV, é roteirista e diretor da série de 13 episódios Os Ovos da Raposa, aprovada em edital da ANCINE, a ser exibida em breve pela TV Brasil.


Serviço:

Lançamento de “Fábulas de Gente”, de Valdir Oliveira.

Quando: Sábado (24), às 17h na Livraria Jaqueira

Ilustrações: Bruno Gomes

Valor do livro: R$ 25,00

Editora: Bagaço

comece o dia bem informado: