Hugo Viana
Hugo VianaFoto: Felipe Ribeiro/Folha de Pernambuco

O programa “Janelas Abertas”, que estreou neste mês na programação do Canal Brasil, é uma plataforma interessante para entender os caminhos criativos de cineastas. O seriado, dirigido pelo poeta e diretor carioca Felipe Nepomuceno e pelo realizador argentino Pablo Giorgelli, tem uma premissa simples: levar a pergunta “O que é cinema?” para realizadores - jovens como o ator mexicano Diego Luna e o brasileiro Fernando Coimbra (“O Lobo atrás da Porta”, de 2013) e reconhecidos, como o chinês Jia Zhangke (“O mundo”, de 2004) e o egípcio Atom Egoyan (“O doce amanhã”, de 1997). A execução do programa é simples: cenário escuro, câmera focada no diretor, perguntas diretas e trechos de filmes sendo exibidos ao longo da conversa. No primeiro episódio, o mexicano Alfonso Cuarón, vencedor do Oscar por “Gravidade” (2013), falou sobre as diferenças entre um projeto pessoal como “E Sua Mãe Também” (2001) e uma produção de grandes proporções como “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban” (2004). É uma oportunidade de descobrir os rastros e os caminhos do processo criativo de diferentes realizadores.

Tiradentes > A 20ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes, que ocorre entre os dias 20 e 28 deste mês, sugere um interessante panorama de filmes nacionais contemporâneos. Entre eles, dois longas-metragens pernambucanos: “Modo de Produção”, de Dea Ferraz (na mostra Olhos Livres), e “Martírio”, de Vincent Carelli, com co-direção de Tita e Ernesto de Carvalho (Praça).

VerOuvindo > O prazo para se inscrever na quarta edição do VerOuvindo - Festival de Filmes com Acessibilidade Comunicacional do Recife segue até o dia 31 de janeiro. Produtores e realizadores podem enviar seus curtas-metragens (até 20 minutos) com audiodescrição para concorrer no evento, que ocorrerá entre os dias 25 e 30 de abril. Informações através do e-mail [email protected]

Trailer > Renato Aragão e Dedé Santana se juntam novamente no filme “Os Saltimbancos Trapalhões - Rumo a Hollywood”, que estreia no dia 19 de janeiro.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: