Isaar faz parte da programação do baile carnavalesco
Isaar faz parte da programação do baile carnavalescoFoto: Dani Acioli e Késsia Souza/Divulgação

Foi de uma agitação que surgiu de estudantes da Universidade Católica de Pernambuco, majoritariamente do curso de Jornalismo, que o tradicional Bloco Amantes de Glória ganhou vida, em 1997. Depois da aula, o grupo seguia para o lendário Cine Veneza, no Bairro da Boa Vista, e terminava a noite em bar próximo para debater sobre o filme visto, sobre a vida e outras histórias. A ideia de criar um bloco de rua veio de jovens apaixonados pelo Carnaval. Em 2020, Com 23 anos de história, o Amantes de Glória abre as suas festividades carnavalescas com baile nesta sexta (17), às 21h, no Clube Atlântico de Olinda. Isaar, Zé Cafofinho e Orquestra Sucesso, Maestro Lessa e Orquestra, Afoxé Oxum Pandá e o DJ Balaio são as atrações escaladas para animar a festa.

Glória era a personagem interpretada pela atriz espanhola Victoria Abril no filme "Ninguém Falará de Nós Quando Estivermos Mortos". A ideia de usá-la como referência foi um consenso entre o grupo. Em conversa com a Folha de Pernambuco, Paulo Aguiar, psicólogo e um dos fundadores do Amantes, contou sobre os primeiros passos do bloco identificado pela cor verde: “Tudo começou em 1997, durante nossos encontros depois da sessão de arte que acontecia no Veneza. A nossa história com Carnaval é na rua com frevo. A partir dessa farra e de muitos encontros com essa coisa do Carnaval que é nossa foi que tivemos a ideia de criar. Um encontro de pessoas que gostam da farra, da alegria, de trocas e encontros".



O bloco não recebe patrocínio e nem financiamento público. E é esse o motivo para festas antes do tradicional arrastão da Boa Vista, que acontece 15 dias antes do Carnaval. "A gente se mantém com venda das camisas e promovemos algumas festas. Fazemos festas quando não temos mais recursos. Só temos a alegria da galera e a disposição das pessoas em colaborar. A principal finalidade do baile é fazer uma grande farra e isso sabemos fazer bem e arrecadar dinheiro para colocar orquestra na rua. Nosso Carnaval é na rua, com todo mundo fantasiado, brincando, ocupando o espaço da rua, cuidando um do outro. Essa é a nossa grande essência", destaca Paulo.

Leia também:
Olha! Recife relembra visita de Dom Pedro II e passeia por igrejas do Recife
Recife divulga programação das prévias do Carnaval 2020; confira

E os Amantes já estão com data marcada para a grande festa no Centro: 8 de fevereiro. É quando o verde toma por completo os arredores da Praça Maciel Pinheiro. “A Boa vista representa a essência dos amantes. Os fundadores vivenciaram o bairro. É um território afetivo. É onde a gente frequentava e vivemos grandes paixões e histórias. Hoje, o bairro da Boa Vista, 15 dias antes do Carnaval, tem uma efervescência cultural. Isso é uma coisa muito importante. Movimenta a cidade, ocupa a cidade de uma outra forma. Conhecemos e andamos por ruas que não estão no nosso dia a dia", explica.

Hoje, durante a festa, estará à venda a camisa do bloco, que tem arte de Dani Acioli e design de Késsia Souza. "A obra retrata o que os súditos e súditas da deusa acreditam: Glória poderosa, negra, aguerrida e cheia de tesão", diz a descrição em rede social do bloco. A peça custa R$ 40.

Serviço
Baile dos Amantes de Glória
Nesta sexta (17), às 21h
Clube Atlântico de Olinda- av. Sigismundo Gonçalves, 1002 - Carmo
Ingressos: a partir de R$40, à venda no Sympla e no Armazém Centenário.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: