Cena do filme 'Uma aventura Lego 2'
Cena do filme 'Uma aventura Lego 2'Foto: Warner Bros/Divulgação

Emmet, o otimista incorrigível de "Uma Aventura Lego", precisa crescer em "Uma Aventura Lego 2", em cartaz nos cinemas pernambucanos. À semelhança - demais, inclusive - de "Toy Story 3", os brinquedos correm o risco de ir para “a caixa de cacarecos” de seus donos, os irmãos Finn e Bianca. Ou as crianças se entendem e brincam juntos, ou o que chamam de “Armamagedom” vai ocorrer. A relação entre personagens de carne e osso e a história animada criada pela imaginação das crianças, composta pelos brinquedos amarelos, é muito mais explorada na nova aventura.

Na primeira, de 2014, a relação entre os dois mundos aparece quase apenas como uma explicação, já no final do filme. Isso permite um mergulho no mundo dos brinquedos enquanto transcorre-se a trama deles. Desta vez, o roteiro tenta relacionar cada cena de brinquedo a uma ação dos brincantes que os comandam. A ideia, às vezes, funciona bem; noutras, nem tanto.

O longa-metragem em cartaz é uma continuação direta de seu predecessor. A primeira cena é a de cinco anos atrás, quando Finn ganhou a permissão do pai (Will Ferrell) para brincar com seu Lego. E, tendo ele conseguido a autorização, sua irmã mais nova acaba por poder brincar também. Ela usa o Lego Duplo, modelo maior do brinquedo, voltado para bebês e crianças menores, de até seis anos. No mundo de Emmet e seus amigos, são naves extraterrenas (do quarto de cima) que aparecem para destruir o que é colorido e brilha.

Leia também:
Pernambuco desembarca no Festival de Berlim, com filme gravado em Toritama
'Roma' triunfa nos prêmios do cinema britânico
Após prêmios de sindicatos, Oscar está embolado entre 'Roma' e 'Green Book'


No início do filme, a própria obra parece também ser voltada para crianças menores, por roteiro e piadas pouco originais, que seriam fruto de um trabalho preguiçoso.
Segue-se a trama: as duas crianças não se entendem quanto a brincar juntas, claro. Para evitar o interesse da irmã, Finn constrói uma cidade distópica e desértica, com claras referências ao universo de "Mad Max", onde os personagens vivem até que uma nave sequestra cinco amigos de Emmet, inclusive o Batman. Emmet parte para resgatá-los.

Cena do filme 'Uma aventura Lego 2'

Cena do filme 'Uma aventura Lego 2' - Crédito: Warner Bros/Divulgação



O ator Chris Pratt, que dubla Emmet, dessa vez também dá voz a outro personagem, Rex, um aventureiro intergalático e conhecido “arqueólogo, caubói e treinador de velociraptor”, uma clara lembrança dos papéis que Pratt viveu nos últimos anos em "Guardiões da Galáxia" (2014), no remake de "Sete Homens e um Destino" (2016), "Jurassic World" (2015) e dos que pode viver: Pratt pode ser o próximo Indiana Jones.

É Rex que ajuda Emmet a chegar no outro planeta, onde os Legos vivem à maneira da sua irmã, como num spa: ganhando banhos, massagens e cuidados especiais.



Além de Pratt, o filme original tem Channing Tatum dublando o superman e Alison Brie ("Mad Men", "Glow"). Stephanie Beatriz, a Rosa Díaz da série americana "Brooklyn 99" dá voz à General Chaos. Ironicamente, a atriz argentina revelou há cinco anos que a cicatriz que divide sua sobrancelha direita é fruto de um acidente com lego. “Tropecei neles quando tinha dez anos”, explicou em sua conta no Twitter.

Tijolo a tijolo

A Lego passou de uma pequena empresa de brinquedos de madeira na Dinamarca dos anos 1930 a uma empresa que domina games, cinema (o primeiro filme teve bilheteria de quase U$$ 470 milhões, ou seja cerca de R$ 1 bilhão e 765 milhões, e lucro de 780%), e até música (concorreu ao Oscar de 2015 na categoria melhor canção original com a chiclete “Tudo é Incrível”). Sem nunca deixar de ser um negócio familiar e, principalmente, sem nunca para de expandir.

Filmes temáticos, espécie de spin-off, foram lançados em parceria com a Warner. São eles "Lego Batman: o Filme" e "Lego Ninjago: o Filme", ambos de 2017. Na última quarta-feira (6), a empresa anunciou um pacote de jogos Lego para PlayStation 4 e Xbox One, Lego Marvel Collection.

Cotação: Regular

 

Cena do filme 'Uma aventura Lego 2'
Cena do filme 'Uma aventura Lego 2'Foto: Warner Bros/Divulgação
Cena do filme 'Uma aventura Lego 2'
Cena do filme 'Uma aventura Lego 2'Foto: Warner Bros/Divulgação

veja também

comentários

comece o dia bem informado: