Joaquin Phoenix após a cerimônia do Oscar
Joaquin Phoenix após a cerimônia do OscarFoto: Reprodução / Instagram

Na premiação do Oscar vários atores subiram ao palco e discursaram agradecendo pelo reconhecimento. Decepcionante para alguns, a premiação é a oportunidade dos atores e diretores expor e defender as suas causas, como a luta contra as mudanças climáticas defendida por Greta Thunberg com o apoio de Leonardo DiCaprio e a defesa dos direitos iguais entre gêneros por Brie Larson.

Destacou-se a fala de Joaquim Phoenix sobre o direito dos animais e igualdade e fraternidade entre todos os homens: "Nós estamos falando sobre a luta contra as injustiças [...] o direito de dominar, controlar, usar e explorar o outro com impunidade".

Mas afinal quem é esse homem de ideais?

Phoenix começou a atuar no cinema com doze anos ao lado dos seus irmãos Summer e River Phoenix em SpaceCamp: Uma Aventura Espacial. A carreira do ator conta com quarenta filmes e nove programas de televisão. Entre todos esses trabalhos recebeu dezenove indicações em diversos festivais e foi premiado seis vezes.

Leia também:
Português é o idioma que mais comentou 'Parasita' no Oscar depois do inglês
Joaquin Phoenix atua em curta sobre crise ambiental na Amazônia
Petra Costa, no pós-Oscar, ouviu piada sobre Phoenix e fez reunião sobre a Amazônia

Foi indicado como melhor ator coadjuvante por Gladiador no Oscar, Bafta, Globo de Ouro e SAG Awards, não ganhando em nenhuma das premiações. Também foi indicado como melhor ator pela produção Walk The Line, concorrendo ao Oscar,
Bafta, Globo de Ouro e SAG Awards, ganhando apenas o Globo de Ouro e um Grammy de Melhor Trilha Sonora Original em Walk The Line.

Recentemente o ator ganhou fama mundial ao assumir o papel do palhaço assassino de Gotham, o Coringa. E a sua atuação chegou a ser comparada com a de Heath Ledger, o que lhe rendeu um Oscar, Bafta, Globo de Ouro e um SAG Awards de melhor ator.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: