Festa da Primavera - Ano Novo Chinês
Festa da Primavera - Ano Novo ChinêsFoto: Divulgação

O ano novo chinês será celebrado com manifestações culturais neste domingo (22). A celebração, conhecida como Festa da Primavera, é o evento mais importante do ano para o povo chinês. O aumento do intercâmbio cultural entre a China e outros países fez com que o evento se destacasse em diversas cidades do país. No Recife, a data será celebrada no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, na Zona Sul da cidade.

A festa, organizada pelo Consulado Geral da China em Recife, em parceria com a Prefeitura do Recife, está na programação do Janeiro de Grandes Espetáculos. A programação conta com apresentação do grupo Zhengzhou Song and Dance Theatre, a partir das 20h, seguido do Grupo Shaolin. O ingresso para o evento é um quilo de alimento não-perecível.

Com a celebração, facilitada e incentivada no Brasil desde 2010, numa ação do Ministério da Cultura e Turismo da China com outras entidades culturais em diversos países, os imigrantes chineses podem partilhar da alegria e representação de sua terra natal. Além da expressão simbólica para oriundos da China, há também a possibilidade de conhecer essa parte da cultura do país asiático para as cidades que sediam a Festa da Primavera.

Leia também:
Huawei, uma gigante da tecnologia no centro da guerra comercial entre EUA e China
China anuncia sanções aos Estados Unidos por protestos em Hong Kong
Espetáculo de dança sobre Frida Kahlo é atração do Janeiro de Grandes Espetáculos

Ano do Rato
Na China, assim como em diversos países do Oriente, o ano novo é comemorado numa data diferente do calendário ocidental por levar em consideração as fases da lua e também a posição do sol. O calendário lunissolar começa na noite da lua nova mais próxima do dia em que o sol passa pelo décimo-quinto grau de Aquário. Cada novo ano é relacionado a um dos 12 animais do zodíaco chinês. No ano de 2020, o animal é o rato de metal.


veja também

comentários

comece o dia bem informado: