Carmen Monarcha gravou “Monte Castelo”, de Renato Russo
Carmen Monarcha gravou “Monte Castelo”, de Renato RussoFoto: Divulgação

 

SÃO PAULO - A cantora brasileira Carmen Monarcha, que há 15 anos viaja o mundo com o violinista e regente de orquestra holandês, André Rieu, agora lança seu disco solo no Brasil, intitulado “Amore”. A proposta da artista erudita é dar uma nova roupagem a canções populares de diferentes ritmos, como “Monte Castelo”, de Renato Russo (1960-1996), e “Carinhoso”, de Pixinguinha (1897-1973).

“São arranjos orquestrados na junção de mais ritmos. Há nacionais, tango, costumo dizer que é um saladão musical. Dei a minha cara ao disco, unido o clássico e o popular”, destaca ela.

A artista conta como pensou em cada homenagem, sobretudo no que se refere aos artistas nacionais. “O Pixinguinha representa a raiz da música brasileira. Bem antes da bossa nova, o choro era já a nossa identidade.”

Já a homenagem a Renato Russo começou a ser pensada em 2014, em uma das vindas dela com Rieu para um show no parque Ibirapuera. “A mãe do Renato, dona Carmen Manfredini, foi ver a nossa apresentação. Logo após o show, ela veio falar comigo. Disse que gostaria de ouvir na minha voz a música ‘Monte Castelo’. Prometi, então, gravá-la. No ano passado, quando quis reunir clássicos românticos para ‘Amore’, que também aborda amizade e espiritualidade, essa música foi a primeira escolhida”, conta a artista, que planeja um novo encontro com ela.

De acordo com a artista brasileira Carmen Monarcha, o violinista e regente holandês André Rieu, com quem ela trabalha há 15 anos, deu-lhe uma folga para que ela pudesse retornar ao Brasil e lançar seu disco. “Eu ainda canto com ele, sim, mas temos um acordo. Estou no Brasil divulgando e fazendo um novo braço do meu trabalho. Farei também palestras-shows a partir de maio, falando da minha carreira e cantando. Tenho um bom tempo para ficar por aqui e poder levar esse meu trabalho adiante. Ganhei essa folguinha dele, que me ajudou”, revela a cantora.

 

veja também

comentários

comece o dia bem informado: