Historiadora Lilia Schwarcz e ator Dan Stulbach conduzem a atração
Historiadora Lilia Schwarcz e ator Dan Stulbach conduzem a atraçãoFoto: Divulgação

O programa “Era uma Vez uma História”, que estreia nesta quinta-feira (27), às 22h50, na Band, vai levar o telespectador a testemunhar fatos que marcaram o passado brasileiro. A atração, que terá quatro capítulos - um por semana -, reconstitui acontecimentos de uma forma diferente: os apresentadores, o ator Dan Stulbach e a historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz, mostram as cenas como se tivessem voltado ao passado, com roupas atuais e interagindo com personagens históricos.

Eles recontam os fatos com linguagem moderna, baseando-se na produção de mestres e doutores em história. “O programa terá, sim, um formato bem leve, mas não vai desconsiderar a produção acadêmica. É ela que permite que possamos avançar nas interpretações dos fatos e retratar um Brasil mais real e próximo de todos nós”, descreve Lilia.

A historiadora cuidou de todos os detalhes da produção de “Era uma Vez uma História”, desde a pesquisa de documentos antigos até a escrita do roteiro e a escolha do figurino e dos cenários. “Penso que o público vai se divertir e, ao mesmo tempo, terá a sensação de que está fazendo história”, promete.

A estreia mostra a mudança da corte portuguesa para o Brasil e como isso mudou a rotina da colônia. No dia 4 de maio, o programa conta como a independência do Brasil começou a ser construída. O terceiro episódio, do dia 11 de maio, relata a vida de dom Pedro 2º. “Era uma Vez uma História” termina no dia 18, mostrando a abolição da escravidão e como dom Pedro 2º foi expulso do Brasil.

O programa ainda tem as participações especiais do humorista Oscar Filho e dos cantores Lenine, Luiza Possi e Thaide.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: