Mulheres protestam em Hollywood
Mulheres protestam em HollywoodFoto: Mark Ralston/AFP

O ano de 2017, no cenário cultural, ficou marcado por diversas polêmicas. Acusações de assédio sexual expuseram importantes nomes do entretenimento, como o produtor de cinema Harvey Weinstein e o ator Kevin Spacey, nos Estados Unidos, além do também intérprete José Mayer, no Brasil.

Outro assunto muito discutido foi a censura no mundo das artes. A exposição "Queermuseu - Cartografias da Diferença na Arte Brasileira", com temática LGBT, em cartaz no Santander Cultural de Porto Alegre, foi cancelada em setembro, após pressão de grupos que a acusavam de apologia à pedofilia e depois de ficar quase um mês em cartaz.

Já o MAM (Museu de Arte Moderna) de São Paulo sofreu críticas por meio das redes sociais por ter realizado uma performance em que um artista (o performer Wagner Schwartz)aparece nu. Uma criança toca seu pé nas imagens, que viralizaram pelo Facebook.

Leia também:
Sabores: O ano em que a gastronomia local recuperou o fôlego
Política: O ano em que Brasília deu as cartas
Brasil: Crise carcerária, violência e tragédia em escolas


Também foi um ano de perdas. Artistas e fãs lamentaram as mortes de personalidades como a atriz francesa Emmanuelle Riva, o músico norte-americano Chuck Berry e os humoristas Paulo Silvino, Russo e Jerry Lewis, além dos cantores e compositores Belchior, Almir Guineto e Luiz Melodia; das atrizes brasileiras Rogéria, Márcia Cabrita e Eva Todor, e dos pernambucanos Tito Lívio, músico e compositor, e Henrique Celibi, ator e cenógrafo.

Dedé e Didi com a Trupe do Circo Sumatra

Dedé e Didi com a Trupe do Circo Sumatra - Foto: Páprica Fotografia/Divulgação

JANEIRO
O ano começou com perdas importantes na cultura, como o ator britânico John Hurt (1940) e a francesa Emmanuelle Riva (1927). No Brasil, faleceu Toninho Mendes (1954), editor de quadrinhos - criou a Circo Editorial, responsável por abrir espaço para Angeli, Laerte e Glauco. Janeiro marcou o reencontro de Renato Aragão e Dedé Santana no cinema, depois de 19 anos, no filme "Os Saltimbancos Trapalhões: Rumo a Hollywood".

Em Pernambuco, o cineasta, jornalista e programador de cinema Kleber Mendonça Filho saiu do posto de coordenador do Cinema da Fundação Joaquim Nabuco, sendo substituído pela jornalista Ana Farache. Ele passou a colaborar com as unidades do Instituto Moreira Salles no Rio de Janeiro e a nova unidade em São Paulo, em Cinema, Curadoria e Programação. Durante o Globo de Ouro, a atriz veterana Meryl Streep fez um discurso forte contra Donald Trump, que assumiu o cargo de presidente dos EUA no dia 20 de janeiro.

Produção do Oscar confere envelope errado durante a cerimônia

Produção do Oscar confere envelope errado durante a cerimônia - Foto: Reprodução/Internet


FEVEREIRO
"La La Land" venceu seis estatuetas no Oscar 2017. O prêmio de melhor filme gerou uma situação inédita em 89 anos de cerimônia em Hollywood: os atores Warren Beatty e Faye Dunaway abriram o envelope e, depois de alguns segundos de hesitação, anunciaram "La La Land". A equipe do filme subiu ao palco e enquanto agradeciam, um dos assistentes informou o equívoco: o real vencedor era "Moonlight". Beatty explicou que lhe foi dado o cartão com o prêmio de Melhor Atriz (Emma Stone, de "La La Land").

No dia 2 de fevereiro, completaram-se 20 anos de morte de Chico Science. O frevo chegou aos 110 anos e a Semana de Arte Moderna de 1922 completou 95 anos. No Festival de Cinema de Berlim, cineastas brasileiros protestaram contra o governo.

LeFou, o comparsa de Gaston em 'A bela e a fera'

LeFou, o comparsa de Gaston em 'A bela e a fera' - Foto: Disney/Buena Vista/Divulgação

MARÇO
Comemorando o bicentenário de um dos mais importantes momentos históricos de Pernambuco, o Museu da Cidade do Recife, lozalizado no Forte das Cinco Pontas, no bairro de São José, inaugurou a exposição "1817 - Revolução Republicana". O mundo da música perdeu o guitarrista norte-americano Chuck Berry, um dos pioneiros do rock. No cinema, o filme "A bela e a fera" causou polêmica, chegando a ser proibido em alguns países, como Rússia e Malásia, por ter um personagem gay (LeFou, o comparsa de Gaston).

Apresentadora Astrid Fontenelle aderiu à campanha contra o assédio

Apresentadora Astrid Fontenelle aderiu à campanha contra o assédio - Foto: Reprodução/Instagram

ABRIL 
Após denúncia da figurinista Su Tonani contra o ator José Mayer, atrizes e outras funcionárias da Globo se uniram em campanha pelo fim do assédio sexual (#mexeucomumamexeucomtodas). Dias depois, o médico Marcos Harter foi expulso do "BBB17", reality show transmitido na televisão pela Globo, por agredir a estudante Emilly Araújo, sua namorada no programa (ela acabou se sagrando vencedora desta edição). 

Cantor cearense Belchior era uma das vozes mais famosas da MPB

Cantor cearense Belchior era uma das vozes mais famosas da MPB - Foto: Reprodução/Internet

O cantor Belchior, que tinha 70 anos, foi encontrado morto em sua casa, em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, após sofrer rompimento da veia aorta, do coração. Entre seus maiores sucessos, "Como nossos pais", "Mucuripe", "A palo seco", "Alucinação" e "Eu sou apenas um rapaz latinoamericano", entre outros.

Jovens se fantasiam de super-heróis na Comic Con Experience Tour Nordeste

Jovens se fantasiam de super-heróis na Comic Con Experience Tour Nordeste - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Durante quatro dias, pela primeira vez, Pernambuco recebeu uma edição da Comic Con Experience (CCXP Tour Nordeste), maior evento geek da América Latina, no Centro de Convenções. Entre as estrelas do universo dos quadrinhos e dos nerds que participaram da convenção, o pai da Turma da Mônica Maurício de Sousa; parte do elenco da série "13 Reasons Why", da Netflix e o desenhista Bill Sienkiewicz, responsável por títulos da Marvel Comics, como “Elektra Assassina” e “Novos Mutantes”.

Filósofo Olavo de Carvalho nas gravações de 'O jardim das aflições'

Filósofo Olavo de Carvalho nas gravações de 'O jardim das aflições' - Foto: Matheus Bazzo/Divulgação


MAIO
Após 25 anos, o seriado "Twin Peaks", de David Lynch, está de volta. No cinema, polêmica no Cine PE - Festival do Audiovisual, que quase foi cancelado, e depois realizado, mas teve sete diretores que desistiram de participar por causa da inclusão de filmes com visão de extrema direita, como "O Jardim das Aflições", de Josias Teófilo, sobre o filósofo conservador Olavo de Carvalho. Este longa se consagrou vencedor do evento.

Kid Vinil também morreu aos 62 anos, depois de passar mal num show, um mês antes, e ser internado. O ator Nelson Xavier foi vítima de um câncer aos 75 anos.

Cena do espetáculo 'Cão sem plumas', com a Cia de Dança Deborah Colker

Cena do espetáculo 'Cão sem plumas', com a Cia de Dança Deborah Colker - Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco


JUNHO
Nem só de São João viveu a cultura de junho. O espetáculo "Cão sem plumas", da coreógrafa carioca Deborah Colker, fez sucesso em sua passagem por Pernambuco, lotando o Teatro Guararapes (no Centro de Convenções), graças aos impactantes versos do pernambucano João Cabral de Melo Neto e seu poema de mesmo título da montagem.

Deborah e seus balarinos viajaram por dois meses pelo interior do Estado para compor as coreografias, que falam sobre o nordestino em sua luta contra a fome, do Sertão ao litoral, e do percurso do Rio Capibaribe. Já o Festival Varilux de Cinema Francês atualizou o Recife sobre as produções contemporâneas da telona pelo mundo.

JULHO
No mundo das artes visuais, Daniel Santiago criticou Paulo Bruscky por se apropriar de uma criação sua sem o devido crédito. Após três meses fechado, o Museu do Mamulengo reabriu as portas, sob a direção de Luciano Borges. Oito crônicas inéditas do escritor José de Alencar foram reunidas no livro "Ao Correr da Pena". Na TV, a nova protagonista de "Doctor Who" foi anunciada como mulher, sendo a primeira Doutora em quase 60 anos de série.

Gravação na Ponte Maurício de Nassau

Gravação na Ponte Maurício de Nassau - Foto: Henrique Genecy/Folha de Pernambuco


A cineasta Tizuka Yamazaki gravou cenas de documentário sobre episódio importante da história de Pernambuco. Filmagens de "1817 - A revolução esquecida" foram realizadas em locações como a Ponte Maurício de Nassau e o Forte das Cinco Pontas. Longa foi parceria com a TV Escola/Ministério da Educação.

 

Exposição reúne obras do acervo do Museu do Estado, como os ex-votos em madeira

Exposição reúne obras do acervo do Museu do Estado, como os ex-votos em madeira - Foto: João Vicente/Divulgação


AGOSTO 
A exposição "Pernambuco, território e patrimônio de um povo", do Museu do Estado, trouxe a diversidade em Pernambuco. Sidney Magal comemora 50 anos de carreira. Na TV, hackers invadiram servidores da HBO e vazaram múltiplos episódios da série "Game of Thrones". Aos 78 e 91 anos, morrem os humoristas Paulo Silvino e Jerry Lewis, respectivamente. "Bingo", filme brasileiro indicado a uma vaga no Oscar, chega aos cinemas. A Virada Cultural ocorreu em meio a protestos para reabertura do Teatro do Parque, que está fechado para reformas há sete anos.

A transformista e atriz Rogéria morreu aos 74 anos

A transformista e atriz Rogéria morreu aos 74 anos -Foto: Globo/João Cotta

SETEMBRO
Projeto Alumiar leva inclusão ao cinema com audiodescrição, legendas e Libras, em parceria entre o Ministério da Cultura e Fundação Joaquim Nabuco. Morre Rogéria, aos 74 anos, a transformista que ficou mais tempo nos palcos e na televisão e cinema do Brasil. Morre o ator e diretor Alfredo Borba, filho de Hermilo Borba Filho. Obras de Tomie Ohtake são expostas na Caixa Cultural, no Recife Antigo. E o universo dos Beatles, com figurinos, roupas e remontagem de cenários com objetos dos quatro de Liverpool, foi mostrado no Shopping Recife, na exposição "Beatlemania Experience".

Artistas se reuniram na Virada Cultural, para pedir a reabertura do Teatro do Parque

Artistas do teatro, da música, do circo, da literatura, das artes plásticas/ visuais se reuniram na Virada Cultural, para pedir a reabertura do Teatro do Parque - Foto: André Nery/Arquivo Folha de Pernambuco

OUTUBRO
Filmagem de performance no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP) gera polêmica por envolver criança. A escritora Ezter Liu é a primeira mulher a receber o título máximo do Prêmio Pernambuco de Literatura. Exposição “Histórias da Sexualidade” estreia com censura 18 anos no Museu de Arte de São Paulo (Masp-SP).

 

Esculturas das vacas mostraram elementos da cultura de Pernambuco

Esculturas das vacas mostraram elementos da cultura de Pernambuco Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco


A "Cow Parade Recife" expõe 42 esculturas de vacas customizadas por artistas locais, a céu aberto. Foram 57 esculturas no total, de artistas como os arquitetos Zezinho e Turíbio Santos e o xilogravurista Jota Borges. A obra "My Little Cowny", de Gio Simões, que estava no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, teve a ponta do chifre quebrado, mas foi consertada pela organização do evento. Mais denúncias contra o produtor Harvey Weistein trazem à tona outros abusadores.

Músico Tito Lívio, parceiro de Alceu Valença, morreu aos 60 anos

Músico Tito Lívio, parceiro de Alceu Valença, morreu aos 60 anos - Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco


NOVEMBRO
A argentina Lucrecia Martel comandou workshop no festival Janela Internacional de Cinema do Recife. Morre o músico Tito Lívio, parceiro de Alceu Valença e Lula Côrtes, aos 60 anos, de ataque do coração. Após a polêmica em que atores acusaram Kevin Spacey de assédio sexual, a série "House of Cards" foi cancelada pela Netflix.

Fátima Bernardes e o novo affair, Túlio Gadêlha

Fátima Bernardes e o novo affair, Túlio Gadêlha - Foto: Reprodução


O advogado pernambucano Túlio Gadêlha, 29, é o novo namorado da apresentadora Fátima Bernardes. Mimo Festival foi realizado em Olinda, a partir do dia 17. No show de Otto, a despedida ao percussionista Marcos Axé, que o acompanhou por mais de 20 anos, e morreu de ataque cardíaco, na noite anterior à apresentação.

Obra póstuma de Ariano Suassuma foi lançada em dois volumes

Obra póstuma de Ariano Suassuma foi lançada em dois volumes - Foto: Hesíodo Góes/Arquivo Folha de Pernambuco



DEZEMBRO
O derradeiro mês do ano foi intenso, para marcar o ano de 2017. Período em que foi lançada a obra póstuma do escritor Ariano Suassuna, "Romance de Dom Pantero no Palco dos Pecadores". A publicação, dividida em dois volumes "O Jumento Sedutor" e "O Palhaço Tetrafônico", reúne todo o universo armorial do autor. Também foi o mês no qual o autor Raimundo Carrero completou 70 anos, e recebeu, no dia de seu aniversário, pelo Governo do Estado, a Medalha de Ordem do Mérito Guararapes.

José Pimentel e Hemerson Moura

José Pimentel e Hemerson Moura - Foto: Gustavo Glória/Folha de Pernambuco

Após mais de 40 anos atuando como Jesus Cristo, o ator e diretor José Pimentel concedeu seu mais importante papel a Hemerson Moura, que irá interpretar o personagem símbolo do Cristianismo na próxima Paixão de Cristo do Recife.

Em

Em "Star Wars: Os Últimos Jedi", Rey (Daisy Ridley) procura entender a Força dentro de si - Foto: Divulgação

O lançamento do aguardado filme "Star Wars: Os últimos Jedi" virou um fenômeno de crítica, o que não é novidade tratando-se da franquia com fiéis admiradores. O cenário artístico perdeu a atriz húngara naturalizada brasileira Eva Todor, que faleceu em casa devido a complicações decorrentes de pneumonia.  

veja também

comentários

comece o dia bem informado: