Desenho de 'Reparos'
Desenho de 'Reparos'Foto: Divulgação

Emocionante - que causa emoção, que desperta a afetividade; comovente, impressionante. O adjetivo parece simples, mas é o que mais facilmente vem à mente ao acabar a leitura de "Reparos", quadrinho assinado por Brão Barbosa. O adjetivo, assim como a história, dá margem para infinitas emoções, transbordando suas 84 páginas.

Tudo começa com Eunice, criança curiosa e apaixonada por física e mecânica, que passa seu tempo livre montando foguetes com seus amigos e montando e desmontando bugigangas. A partir de uma confusão após o lançamento de um dos protótipos, a menina acaba tendo que enfrentar o senhor grandão e calado que, com sua figura misteriosa, coloca medo nas crianças. É a partir daí que Eunice acaba encontrando uma bela amizade em quem menos esperava.

Com um quê de "Up! - Altas Aventuras", a HQ explora essa história universal de aventura e drama, mesclando os desenhos leves e a paleta de cores dos quadrinhos, trabalho da artista Mariane Gusmão, para criar um clima doce e vibrante.

É cativante como o quadrinho explora Eunice, cuja história se desdobra em uma aventura de autoconhecimento, de aprender com suas habilidades e superar qualquer barreira a ela imposta. Vale o destaque para o fato de a menina desejar ser engenheira: é de certeza que “Reparos” serve como inspiração para todas que gostam de física, mecânica, química e matemática, mas já ouviram que aquilo “não é coisa de menina”.

Leia também:
A adolescência como um pesadelo de horror na HQ "Black Hole"
Um novo olhar sobre Palmares em 'Angola Janga'
Cumplicidade na diferença marca a HQ 'Irmãs', da autora norte-americana Raina Telgemeier

A sensibilidade do autor também é notável, visto que trata a narrativa com cuidado, permitindo que a emoção transborde as palavras, os traços e as cores. A história, baseada no relacionamento de Brão com seu avô, é nostálgica, mas leva consigo o calor no coração de uma saudade especial, boa e querida, conjuntamente com lições sobre amor, amizade e aceitação. Um prato cheio para todos os públicos.

A HQ foi financiada pelo Programa de Ação Cultural, de São Paulo, de 2016, e é o terceiro trabalho de Barbosa, que já havia lançado as HQs "Jesus Rocks", em 2011, e "Feliz Aniversário, Minha Amada", em 2013. "Reparos" está disponível para compra da edição física no próprio site de Brão, no preço de R$ 35, mas também há a opção de baixá-la de graça, como PDF.

Serviço:
HQ "Reparos", de Brão Barbosa
Independente
Preço médio: Livro físico, R$ 35 / Digital, gratuito

Desenho de 'Reparos'
Desenho de 'Reparos'Foto: Divulgação
Desenho de 'Reparos'
Desenho de 'Reparos'Foto: Brão Barbosa/Reprodução

veja também

comentários

comece o dia bem informado: