Antônio Madureira, músico
Antônio Madureira, músicoFoto: Vládia Lima/Divulgação

Fundado há mais de 40 anos e com o escritor Ariano Suassuna como precursor, o Movimento Armorial - iniciativa em que artistas são convidados para voltarem seus trabalhos para as raízes nordestinas, aliando a cultura popular com a arte erudita - segue como um importante braço da cultura de Pernambuco e de outros estados da região.

Ao lado de Ariano, o violonista e compositor Antônio Madureira, de 68 anos, também se destaca como um dos expoentes da arte armorial. A Caixa Cultural Recife (avenida Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife) recebe o violonista e regente hoje para uma aula-espetáculo que segue até sábado, sempre às 20h.

"Esse modelo de aula vem de Ariano Suassuna. Eu explico e apresento o que é o Movimento Armorial e o que ele representa através de performances artísticas, como música e teatro", diz Antônio Madureira.

As aulas contarão com shows da Rosa Armorial, grupo paranaense que inspira suas composições na estética do movimento artístico. "O Movimento Armorial atinge vários estados do Brasil, onde trabalhos desse segmento são estudados e admirados", conta Antônio. Vários outros grupos vêm mantendo a estética viva, como a Orquestra Romançal e o Quinteto Armorial.

Leia também:

Potência do armorial em exposição que começa na Caixa Cultural Recife
Obra póstuma de Ariano Suassuna é lançada pela editora Nova Fronteira
Espetáculo homenageia os 90 anos de Ariano Suassuna

Mesmo com aproximadamente quatro décadas de existência, o Movimento Armorial se adapta ao mundo contemporâneo sem grandes dificuldades. "O crescimento da internet, na verdade, ajuda muito o movimento, disseminando o trabalho de vários artistas. Muitas pessoas não teriam acesso ao movimento se não fosse por ela", relata Antônio Madureira.

Sobre projetos futuros, nessa nova era, o compositor comenta o plano em reunir várias de suas composições em um livro. "Ainda é muito cedo para definir datas, mas já estamos trabalhando nisso. Manter vivo o Movimento Armorial é a nossa prioridade", finaliza Antônio.

Serviço:
Aula-espetáculo com Antônio Madureira & Rosa Armorial
Na Caixa Cultural Recife (avenida Alfredo Lisboa, 505, Praça do Marco Zero, Bairro do Recife)
De quarta-feira (13) a sábado (16), às 20h
Ingressos a R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)
Informações: (81) 3425-1915

veja também

comentários

comece o dia bem informado: