Eduardo Saron, diretor do Itaú cultural, em lançamento do 18º Rumos Itaú
Eduardo Saron, diretor do Itaú cultural, em lançamento do 18º Rumos ItaúFoto: Tatiana Meira/Folha de Pernambuco

O Instituto Itaú Cultural abre, a partir desta terça-feira (29), as inscrições para a 18ª edição do programa Rumos, de fomento à produção artística e cultural do Brasil. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (28), durante coletiva de imprensa realizada em São Paulo.

Leia também:  
Itaú Cultural festeja 30 anos com exposição com mais de 750 obras em SP


Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural, destaca o perfil de diversidade do edital, que fica aberto até 3 de novembro. Os interessados precisam responder a quase 30 perguntas sobre cada projeto. As inscrições devem ser feitas por meio do site rumositaucultural.org.br.

Nas duas últimas edições do programa, foram 27 mil inscritos e 200 projetos selecionados. Neste ano, os organizadores visitarão todos os estados brasileiros, mas em dez capitais haverá um momento mais específico, para aprofundar a conversa com os produtores culturais locais, melhorando o diálogo, ampliando a participação e sanando carências em algumas áreas e linguagens culturais.

Em algumas cidades, as datas já estão confirmadas. O trajeto começa por Porto Velho, em Rondônia, no dia 4 de setembro. Em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, a visita será no dia 16 de setembro. Já no dia 7 de outubro, a caravana passa por Cuiabá, em Mato Grosso.

Do Nordeste, nesta escuta da Caminhada Rumos, as capitais visitadas serão Aracaju, Maceió e Teresina. Da comissão de seleção, estavam presentes na coletiva de imprensa Karla Martins, atriz, gestora, contadora de histórias; Rui Moreira, ex-bailarino do Grupo Corpo e Ana de Fátima Sousa, gestora de Comunicação, além de Saron.

Outra novidade é a acessibilidade, já que é primeira vez que o edital foi adaptado para pessoas surdas, cegas ou com baixa visão. O orçamento previsto para o biênio 2017-2018 do Rumos é de R$ 15 milhões.

(Com informações de Tatiana Meira, editora do Diversão&arte)

veja também

comentários

comece o dia bem informado: