Exposição "UFPE-Cidades"
Exposição "UFPE-Cidades"Foto: Divulgação

A Universidade Federal de Pernambuco lança projeto para integrar e ampliar as potencialidades dos imóveis localizados no Recife. O Campus Centro de Tecnologias Criativas realizará atividades gratuitas abertas ao público em dois equipamentos, o Centro Cultural Benfica e o Memorial da Medicina, no bairro do Derby.

As atividades têm início nesta quinta-feira (10), a partir das 18h30. Tanto o Centro Cultural Benfica quanto o Memorial da Medicina recebem a exposição “UFPE-Cidades”, que retrata as relações da UFPE com o Recife e sua permanência no Centro da cidade.

Leia também:
Petróleo que atinge litoral do Nordeste vazou de navio, diz pesquisa da UFPE
Mulher dá à luz menina em pátio da PRF no Recife

Apesar de ter o mesmo título e objetivo, as exposições possuem propostas diferentes sobre o tema. No Memorial da Medicina, a exposição se estrutura em três eixos: histórico, estrutural e perspectivas da UFPE. A mostra tem como base reflexões de nomes como Paulo Freire, Josué de Castro, Naíde Teodósio e Ariano Suassuna.

Já no Centro Cultural Benfica, no bairro do mesmo nome, a exposição ganha o subtítulo “Testemunhas do olhar” e destaca o acervo artístico da instituição. A mostra “UFPE-Cidades: Testemunhas do olhar” contará com obras de artistas importantes para a histórias da arte brasileira e da própria UFPE como Ladjane Bandeira, Gilvan Samico, Luciano Pinheiro, Gil Vicente, Vicente do Rêgo Monteiro, Porfírio Faustino.

Também será inaugurada a obra de requalificação do Pavilhão Luiz Nunes, monumento tombado pelo Iphan onde funcionou originalmente o Pavilhão de Anatomia Patológica, no Dérby, e agora passa a ser a sede do Campus Centro de Tecnologias Criativas. Durante o evento, será anunciada a criação dos Laboratórios Interdisciplinares de Tecnologia Criativa (LITeC), unidades de pesquisas avançadas na temática das tecnologias criativas e interação com o ecossistema produtivo, que serão fixados, inicialmente, no Memorial de Medicina e no Núcleo de Televisão e Rádios Universitários. Também no Memorial, será lançado o e-book “Arquitetura e Conhecimento: o Campus de Centro de Tecnologias Criativas da UFPE”, organizado pelo coordenador do Campus Centro, o professor Luiz Amorim, em parceria com Cristiana Giz. 

Serviço:
Local: Centro Cultural Benfica (rua Benfica, 157, Madalena) e Memorial da Medicina (rua Amauri de Medeiros, 206, Derby)
Data: Quinta (10) 
Horário: 18h30 no Centro Cultural Benfica; 19h30 no Memorial da Medicina.

 

veja também

comentários

comece o dia bem informado: