Holística

Mariomar Teixeira

ver colunas anteriores
Estante de cactos e suculentas em área externa
Estante de cactos e suculentas em área externaFoto: Anamaria Pereira

Os cactos favorecem, respectivamente, o sucesso e a prosperidade dos moradores da casa se colocada nos pontos cardeais Sul e Sudeste da casa ou do ambiente.

Feng Shui (Escola da Bússola) e o Espelho

Assim, Anamaria Pereira escreveu de como tê-los e cuidar dos cactos.

“O nome deriva do grego káktos, que quer dizer “planta espinhuda”, no Brasil, é possível encontrar cerca de 200 variedades das mais de duas mil espalhadas pelo mundo. Embora nativos de regiões áridas, os cactos se adaptam bem a climas amenos.

Se você acha bonito e charmoso um cantinho da casa ou do escritório ter um toque de vida e de verde, mas é daquelas pessoas que já tentaram de tudo e sempre acaba matando a pobre plantinha de sede? Aham, a solução é ter cactos.

Os cactos podem ser uma ótima opção para quem não tem tempo ou espaço, mas quer ter plantas. Tem uma variedade enorme de formatos, tamanhos e cores e não necessitam de grandes cuidados.

Em geral a rega é feita semanalmente, no verão e a cada 15 dias no inverno. Os cactos não toleram grandes quantidades de água, portanto, cuidado para não mata-lo afogado. Lembrando que apenas o substrato deverá ser molhado, e não a planta.

Adora sol direto, portanto o melhor lugar é aquele que recebe a luz solar direta por mais tempo e ar fresco. Assim ele sempre ficará saudável e bonito. Mas cuidado na época de chuva, para que ele não sofra por excesso de água. Você pode adicionar o adubo mensalmente à terra.

Essa planta se adapta bem a todos os lugares, como a variedade de tamanho é grande. Você pode plantar cactos grandes em vasos ou jardins e também mini cactos em pequenos vasos. Quando o espaço é limitante, o cacto para de crescer. O ideal é mudar para um recipiente maior, para que o crescimento continue, mas isso não é obrigatório.

O formato deles é característico de cada variedade, não sendo necessário nenhuma intervenção para conduzi-lo.

Os espinhos servem de proteção contra insetos e impedir a circulação de ar pela epiderme da planta evitando a perda de água.

Como plantar:

O substrato deve ser composto de 2 partes de areia + 1 parte de terra e ½ parte de húmus de minhoca.

Como o cacto não suporta muita água, o vaso deve ter um bom sistema de drenagem para evitar o acumulo e consequentemente, o apodrecimento das raízes. Portanto deve-se usar algumas pedrinhas no fundo do vaso.

Poderá ser usado para cobrir o substrato (acabamento), casca de madeira e pedrinhas naturais (as pedrinhas de mármore não devem ser usadas porque liberam uma substancia que pode matar sua planta), isso vai ajudar a conservar a umidade no vaso.

Limpeza:

No momento da rega, é importante eliminar as ervas invasoras.

Pode ocorrer de acumular poeira nas plantas com espinhos, que ficam feias e diminuem a fotossíntese, prejudicando o desenvolvimento. A limpeza deverá ser feita com um pincel macio. Após a floração, as flores secas e murchas devem ser eliminadas (com os dedos mesmo) para manter a beleza e a saúde da planta.

Folhas e ramos secos e danificados também devem ser removidos, o ideal é que se coloque um pouco de canela em pó nos cortes, para evitar fungos.

Evite balançar ou mexer os mini cactos, pois isso pode prejudicar o desenvolvimento.”

Profissionais que contribuem com a coluna Holística Vida Verde (agradeço por sempre tirarem minhas dúvidas e contribuírem com os seus textos sempre que solicitados):

Anamaria Pereira – Agrônoma e Doutora em Horticultura – Petrolina-PE.Contato: (87) 99925.1890 (Tim e WhatsApp) – E-mail: anamaria-ramos@oi.com.br.

Simone Miranda - Agrônoma especialista em Agroecologia – Recife-Pe. WhatsApp: 99769-5236 - Email: meliponini@oi.com.br - Facebook: https://www.facebook.com/melihortas/

Tiago Franca – Técnico Ambiental e Gestor Administrativo – Chapecó-SC. Contatos: (49) 99988.8301 (Tim e WhatsApp) – E-mail: ambiental.tiago@gmail.com.

Milhões de beijos iluminados,

Mariomar Teixeira - Numeróloga & Consultora: de Feng Shui, de 4 Pilares e de Zi Wei Dou Shu. Contatos: (81) 99807.4568 - Tim e WhatsApp / (81) 99100.9617 (Claro) – E-mail: holisticarec@gmail.com. Instagram: @mariomar_teixeira.

Perfil
Mariomar Teixeira é formada em Secretariado na UFPE com mestrado em Extensão Rural e Desenvolvimento Local na UFRPE. Filha, esposa e mãe. Ama ler, estudar, tricotar e cozinhar. Dedica-se aos estudos de metafísica desde 1980, principalmente Numerologia. Em 1993, além de assumir um concurso público federal, também o trabalho como numeróloga é reconhecido. Colunista da Folha de Pernambuco de 1998 a 2005, coluna Numerologia. No mesmo período foi colunista da Revista Club com as colunas: Holística e Lançamento de livros. Professora e Consultora de Feng Shui desde 1997.


* A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.

Estante de cactos e suculentas em área externa
Estante de cactos e suculentas em área externaFoto: Anamaria Pereira
Cacto na janela
Cacto na janelaFoto: Anamaria Pereira

veja também

comentários

comece o dia bem informado: