Holística

Mariomar Teixeira

ver colunas anteriores
Ano-novo chinês - Rato Metal Yang
Ano-novo chinês - Rato Metal YangFoto: FreePik

Uau! Mais um novo ano se inicia em outra cultura, além do ocidente, agora na China no ano 4718.

Dedico esta matéria à minha Amiga-Irmã há 21 anos, Cécilia Nahy Araújo, minha adorável Ratinha Metal – amo ter lhe conhecido no parto do meu filho e estarmos juntas até hoje. Agradeço também o apoio e incentivo de Lívio do Portal Folha PE para construção deste texto.

Cometi um lapso, palavra educada para dizer que errei, quando ao comentar sobre o almanaque da editora Pensamento e da agenda de Silvia Sacramento, escrevi que entraríamos no ano Rato Fogo Yang. Ainda bem que ninguém me atacou por isso, mas na Astrologia Chinesa os Ratos não são iguais e cada um tem sua peculiaridade:

Rato Água Yang – É o que mais pensa, tende a ter excelentes ideias e sabe conviver com todos os tipos de pessoas. Será respeitado e os seus talentos reconhecidos por ser considerada uma pessoa compreensiva. Mas tende a ser uma pessoa conservadora e ir pela maioria para evitar conflito.

Rato Madeira Yang – Sabe aproveitar todas as oportunidades que aparecerem na sua frente. Perspicaz e sabe encontrar soluções que outras pessoas não percebem. Tende a ser determinado e para atingir seus objetivos saberá ser flexível. É mais preocupado com a estabilidade, fazendo todo esforço para conseguir se sentir “seguro”, evitando “aventuras”. É um excelente orador.

Rato Fogo Yang – Curioso, dinâmico, energético e idealista, contagiando todos ao seu redor. Tende a ter dificuldade com disciplina e é mais impulsivo. Dedicado aos que ama, principalmente a família, mas precisa se sentir livre para pensar. É muito independente e competitivo.

Rato Terra Yang – disciplinado, organizado e busca segurança ao seu redor. Muito realista, não é muito de alimentar sonhos ou especulações. Sabe manter boas relações e buscará mantê-las com toda fidelidade e dedicação. Minucioso nas suas ações. Sua dificuldade é a intolerância, pois se preocupa muito com sua imagem e o que pode afetá-la.

Aí poderemos falar do ano do Rato e depois destacar o nosso novo ano que é Rato Metal Yang.

O ano do rato sempre fala em abundância, fartura e prosperidade. Oportunidade e bons projetos tendem a se concretizar. O crescimento econômico tende a crescer neste período. Apesar dos riscos, o ano requer estudo em suas ações, pois o rato gosta de avaliar suas ações e conservar sua imagem positiva.

O ponto cardeal que rege o rato é o Norte, que no Oriente é um período frio, momento que requer cautela quanto ao que consumir, poupando, até chegar o período para novo abastecimento e reposição.

Por não gostar de conflito, o rato evita briga e sabe fugir dele. Evita se desgastar e sim busca mais resultados concretos, enxergando em médio e em curto prazo; quer mais ampliar seus contatos.

As pessoas do rato gostam de estudar, buscam informação, conhecimento e são ambiciosos, esforçando-se para crescer e serem reconhecidos no que fazem. Podem ser tímidos em alguns momentos, mas sabem ser sociáveis e cativar amizades que tendem a ser longas.

Uma pessoa de rato deve seguir sua intuição, pois sabe detectar o perigo e uma situação de conflito. Pois mais racionais que possam ser, respeite seus pressentimentos.

São pessoas prósperas por natureza e afetivas se forem cativadas. Feliz quem tem parceiros, parentes ou amigos ratos.

Os ratos nascidos durante à noite terão a vida mais árdua e se cobrará mais nas questões de comportamentos do que os nascidos durante o dia.

Rato Metal Yang – Idealista, mas sabe disfarçar os seus sentimentos, pois tende a ser ciumento e possessivo. Sabe prosperar, mas se importa em gastar trazer algo de valor e qualidade para sua vida. Não será tão romântico quanto aos outros ratos, tende a ser tímido quanto às emoções. E ao se machucar no caminho, se trancará por um bom tempo com medo de se magoar novamente. Ao sentir confiança no relacionamento, dará presentes e várias surpresas para agradar, mesmo que esgote sua força física e mental.

Regido pelo hexagrama 42, o vento e o trovão acompanham o rato metal que traz o dom de adquirir ganhos, com capacidade de realizar projetos difíceis e demorados a médio e longo prazo. Apesar de grande força material, deve buscar o desenvolvimento interior para crescer em todas as dimensões: espiritual, emocional, já que mental e material é tão comum para esta vibração. Se liberte da possessividade (seja ela qual for), a única coisa que nos mantém é a nossa essência.

O binômio que rege este período é o 37 – Terra da parede - destaca a necessidade de precaução e de prever os acontecimentos futuros favorecendo as atividades que de alguma forma associem precaução a proteção. Defende: ideias, pessoas, causas. Protege e previne. Tende a ter como defeito o egoísmo, excesso de crítica por conseguir ver os lados da parede e almejar o nivelamento desta. Muitas vezes, pode se sentir dono da verdade, não escuta outras opiniões.

Assim, feliz Ano-novo do rato Metal Yang para todos!!!

Milhões de beijos iluminados,

Perfil
* Mariomar Teixeira – Formada em Secretariado na UFPE, mestrado em Extensão Rural e Desenvolvimento Local na UFRPE com o título da dissertação: “Gênero e Desenvolvimento Sustentável: estudo junto a assentados e assentadas em Cabo de Santo Agostinho, Mata Sul de Pernambuco.”. Filha, esposa e mãe. Ama ler, estudar, tricotar, cozinhar e jardinagem. Dedica-se aos estudos de metafísica desde 1980, principalmente Numerologia. 1993, além de assumir um concurso público federal, também o trabalho como numeróloga é reconhecido. Colunista da Folha de Pernambuco de 1998 a 2005, coluna Numerologia. No mesmo período foi colunista da Revista Club com as colunas: Holística e Lançamento de livros. Professora e Consultora de Feng Shui desde 1997. Em 2017, retorna a escrever no Portal Folha PE com a coluna Holística, escrevendo e postando entrevistas que engrandeçam o desenvolvimento humano de alguma forma; assim como também divulga a Agenda Holística com eventos, cursos e serviços no foco crescimento e bem-estar humano.

* A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.

 

veja também

comentários

comece o dia bem informado: