Pioneira e autodidata, Rosinha tem apostado na formação de novos ilustradores
Pioneira e autodidata, Rosinha tem apostado na formação de novos ilustradoresFoto: Divulgação

Celeiro de artistas plásticos, Pernambuco vem se consolidando como berço de novos ilustradores especializados em literatura infantil. Uma das pioneiras desse movimento é Rosa Queiroz, mais conhecida no meio literário como Rosinha. Arquiteta de formação, ela vem atuando como ilustradora desde a década de 1990, quando se apaixonou pelo segmento e abandonou o escritório onde tocava projetos com uma sócia.

O primeiro marco na carreira veio em 2003, após escrever e ilustrar o livro "Branca", para a editora Paulinas: Rosinha conquistou diversos prêmios e passou a ser disputada pelos selos literários de todo o país. "Minha opinião é que o mercado editorial no Recife ainda é muito precário. Há poucas editoras e nem todas têm a postura, o respeito que deveriam em relação aos autores e ilustradores", lamenta ela que, apesar disso, tem apostado em formação - tanto na própria, como na de novos ilustradores.

No ano passado, Rosinha participou de um evento idealizado pela designer e ilustradora Joana Velozo, com patrocínio do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura PE). O curso "Imersão Criativa: um aprofundamento teórico-prático na arte de ilustrar" foi voltado para profissionais que já atuavam no mercado editorial local. As pessoas puderam saber mais sobre ilustração contemporânea, com o carioca Renato Alarcão; processo criativo, com o espanhol Diego Mallo; sobre e praticaram na oficina de aquarela promovida pelo carioca Mateus Rios. Rosinha ofereceu um módulo específico sobre criação de personagens.

Leia também:
Xico Bizerra lança poesia e prosa para inspirar as crianças
Carlos Ranulpho tem trajetória reconhecida em biografia lançada pela Cepe
Crise no Brasil atinge Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha


"Nasceu de uma necessidade pessoal de formação, aprofundamento e troca. A ideia era levar para o Recife pessoas a quem normalmente só temos acesso fora. E eu também sentia necessidade de compartilhar com os profissionais locais um pouco de minhas experiências prévias, já que havia feito cursos no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Barcelona", relembra Joana, que ilustrou seu primeiro livro em 2013 ("A menina que falava com as coisas", de Luzinete Laporte, que foi publicado pela Cepe) e atualmente mora na Espanha.

Joana Velozo mora em Barcelona e sente a necessidade de compartilhar experiências com os profissionais de Pernambuco

Joana Velozo mora em Barcelona e sente a necessidade de compartilhar experiências com os profissionais de Pernambuco - Crédito: Divulgação

"A palavra 'ilustrar' significa dar luz ao entendimento. Considero que nós, ilustradores, também somos autores. Nosso trabalho vai muito além da ideia de agregar imagens bonitas para 'enfeitar' um texto. Um ilustrador é co-autor, as imagens narram, contam algo que não necessariamente está no texto. Em muitas obras, o texto é um mero coadjuvante e é através da narração visual que se conta a história", descreve.

   Usina de Imagens

Para quem deseja experimentar seu talento na ilustração, ainda neste ano a Usina de Imagens deve abrir vagas para seu curso de formação. Comandado por Rosinha e pela ilustradora argentina Anabella López, o curso é estruturado por meio de módulos e dura três anos, com encontros semanais.

"A pessoa pode participar inclusive sem saber desenhar, porque a ilustração é comunicação, é linguagem. O importante é desenvolver uma narrativa", explica Rosinha, que ensina aos alunos aspectos como cor, morfologia, composição e linguagem gráfica. "A ilustração é uma forma de escrever histórias, é uma das primeiras linguagens de que as crianças se apropriam. É um ponto de entrada para a reflexão". 

Pioneira e autodidata, Rosinha tem apostado na formação de novos ilustradores
Pioneira e autodidata, Rosinha tem apostado na formação de novos ilustradoresFoto: Divulgação
Detalhe de ilustração de Joana Velozo
Detalhe de ilustração de Joana VelozoFoto: Divulgação
Detalhe de ilustração de Joana Velozo
Detalhe de ilustração de Joana VelozoFoto: Divulgação

veja também

comentários

comece o dia bem informado: