Quinta edição da Flipe traz programação recheada neste final de semana
Quinta edição da Flipe traz programação recheada neste final de semanaFoto: Divulgação

Um festival de literatura voltado para os moradores de comunidades da periferia do Recife deve movimentar a programação cultural da capital pernambucana neste final de semana. O Festival Literário da Periferia (Flipe) tem como objetivo principal o estímulo à formação de novos leitores. O evento contará com palestras, oficinas de criação literária e de ilustrações, produção de cordéis, exposições de fotografia, apresentações teatrais, sarau, entre outras performances culturais. As atividades acontecerão na Escola Professor Leal de Barros, no bairro do Engenho do Meio, zona oeste do Recife, nestas sexta-feira (8) e sábado (9).

A quinta edição do evento homenageia as professoras e escritoras Fátima Oliveira e Fabiana Faria, da Escola Pintor Lauro Villares, localizada no bairro Torrões, também na Zona Oeste. O festival busca dar visibilidade a artistas e escritores que normalmente não têm visibilidade no mercado. A estudante e escritora Bárbara Oliveira, da Escola de Referência Diário de Pernambuco, também é uma homenageada. Influenciada pelas atividades do festival, Bárbara escreveu o romance A Paixão de Hades, que explora o universo da mitologia grega. A jovem autora deve falar sobre o livro no evento.

Leia também:
Mostra de Literatura debate presença feminina no mercado
Literatura infantil negra: a importância da representatividade nos livros
Jout Jout: uma loucura necessária na Fenelivro

O Flipe também contará com uma gincana literária que mobilizará escolas públicas
e particulares de vários bairros do Recife e da RMR. Também serão debatidos estudos desenvolvidos sobre a periferia, exibição de filmes e uma programação especial para as crianças. 

Flipe 2019
Local: Escola Professor Leal de Barros, Engenho do Meio, Recife-PE.
Data: Sexta (8) e sábado (9), das 8h às 17h e 18h às 20h (Sarau)

veja também

comentários

comece o dia bem informado: