José Carlos Viana
José Carlos VianaFoto: Reprodução/Facebook

O artista plástico olindense José Carlos Viana não resistiu a uma pancreatite e morreu na madrugada deste domingo (25), na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Arraes, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife. O velório acontece no Cemitério Parque das Flores, em Tejipió, Zona Oeste do Recife, onde também será o enterro às 16h. Segundo familiares, José Carlos Viana estava internado desde a última quinta-feira (15).

Ele deixa quatro filhos, três homens e uma mulher. Entre eles o também artista plástico José Carlos Viana, 28 anos. "Ele era uma pessoa alegre e viveu cada minuto da melhor maneira possível. O papel dele foi maravilhoso, pois pode contribuir com a arte de maneira incrível. Ele foi minha maior referência. Ficam agora as lembranças e os ensinamentos que tive com ele", disse.

Leia também:
Atriz e escritora Fernanda Young morre aos 49 anos
Morre João Carlos Barroso, de 'Roque Santeiro' e 'Zorra Total', aos 69 anos

Nas redes sociais, o Governador Paulo Câmara expressou pesar, falando a perda de um importante militante pela democracia e integrante da Brigada Portinari, grupo de artistas que participou ativamente da campanha de Miguel Arraes ao Governo. "Muito querido, José Carlos Viana deixará uma imensa lacuna na cultura pernambucana e um extraordinário legado para as próximas gerações de artistas", diz um trecho da nota.

História
A produção de artes plásticas de José Carlos Viana remonta a década de 1970. Desde o final dos anos 1980 ele assumiu também funções de gestões públicas e curadoria, tendo sido Diretor do Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco (1989), coordenador geral dos museus de Pernambuco (1999-2006) e Membro do Conselho de Cultura do Estado de Pernambuco (2006).

Em 2006 foi curador de Intervenções urbanas do Festival de Inverno de Garanhuns. Um de seus últimos trabalhos foi com a participação na abertura da mostra "Olinda, a cidade dos artistas", no Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, que expõe obras dele junto às de outros artistas olindenses.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: