Quinta Essentia é uma das atrações
Quinta Essentia é uma das atraçõesFoto: Heloisa Bortz/Divulgação

Começa nesta quarta-feira (4) o Projeto Virtuosi, uma maratona de música clássica que vai percorrer três cidades do interior de Pernambuco. A abertura será em Belo Jardim, no Agreste, onde além de programação musical vai haver oficinas.

As apresentações são gratuitas e acontecem na Igreja Matriz da cidade, até o dia 8 de julho. Na sequência, o evento segue para Garanhuns, onde se incorpora à programação do Festival de Inverno (FIG), e depois para Gravatá.

"A expectativa é muito boa, pois a cada ano alcançamos um público maior. Já é a quarta vez que vamos a Belo Jardim e esperamos expandir o projeto para outras cidades no futuro", conta a diretora do Virtuosi, Ana Altino.

Leia também:
Festival Virtuosi chega a três cidades do interior de Pernambuco
"Renato Russo, O Musical" ganha apresentação única no Recife
Artistas se mobilizam para manter peça, que foi censurada no Festival de Garanhuns


Além dos concertos com instrumentistas de alta qualidade (como Sexteto Brassil, Quinta Essentia Quarteto, Gueber Santos, Felícia Coelho e José Veríssimo), vão ser ministradas master classes de flauta, trumpete, trombone, trompa, clarinete, tuba e safoxone. Mais de 90 jovens estudantes de instrumentos de sopro se inscreveram nas oficinas. "Vem gente de várias cidades, pois existe uma tradição muito forte de bandas marciais no interior de Pernambuco", comenta Ana.

A abertura do festival será com o Sexteto Brassil, que existe desde os anos 1970 e e é o grupo de metais mais antigo (e um dos mais respeitados) da música instrumental brasileira de câmara. Já no sábado (7) será a vez do Quinta Essentia Quarteto, que é um dos mais prestigiados grupos camerísticos brasileiros e participa pela primeira vez do projeto.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: