Luca Velotti Quartet
Luca Velotti QuartetFoto: Divulgação

Em turnê pelo Brasil, o grupo italiano Luca Velotti Quartet chega ao Recife para trazer ao público o show "Moonray". O concerto de jazz, que acaba de passar por Brasília, mescla composições originais e releituras de clássicos do gênero musical, incluindo canções de artistas como Louis Armstrong, Benny Goodman e Sidney Bechet, além de Hoagy Carmichael e Duke Ellington.

Com entrada gratuita, a apresentação ocorre no Teatro Apolo, no Bairro do Recife, nesta terça-feira (11), às 19h30. O evento é uma realização do Consulado da Itália no Recife, em parceria com a Embaixada da Itália em Brasília.

Além do próprio Luca Velotti (clarinete, sax tenor e soprano), o quarteto é formado pelos músicos Gerardo Bartoccini (contrabaixo), Michele Ariodante (guitarra de sete cordas e vocais) e Carlo Battisti (bateria). Compositor de várias trilhas sonoras, para a televisão e para o cinema, o líder do grupo colaborou com o músico Nicola Piovani no filme "A vida é bela", dirigido por Roberto Benigni, vencedor do Oscar de Melhor Trilha Sonora em 1999.

"Luca é um desses artistas italianos que são mais conhecidos fora do próprio país. Ele é muito mais reverenciado em lugares como Nova Orleans, nos Estados Unidos, do que na própria Itália. Apesar de ter um pouco de influência italiana, o que ele faz é o jazz de raiz", comenta o Cônsul da Itália no Recife, Gabor de Zagon.

Leia também:
Paul McCartney surpreende fãs com show em estação de trem
Retorno: Caetano Veloso faz show no Recife com os filhos
Sandy com show marcado no Recife


Discípulo do famoso clarinetista norte-americano Bob Wilber, Velotti já trabalhou com grandes nomes do jazz, como Kenny Davern, Al Casey, Bill Crow, Tony Scott e Howard Alden. No comando da Velotti Jazz Ensemble, ele participou de vários festivais ao redor do mundo. Atualmente, além do quarteto, ele faz parte da banda do cantor e pianista italiano Paolo Conte.



Programação italiana



Essa é a terceira apresentação musical promovida pelo Consulado Italiano na capital pernambucana. A mais recente foi do violoncelista Pierluigi Ruggiero, no dia 8 de setembro, no Teatro de Santa Isabel. "Em coordenação com a Embaixada, a gente tem conseguido levar a várias capitais nordestinas programas culturais direcionadas não só aos italianos que vivem no Brasil, mas também a todos os que gostam da cultura italiana", afirma Gabor de Zagon.

O diplomata adianta que, em outubro, será realizada uma palestra com o matemático e filósofo Piergiorgio Odifreddi, na Universidade Federal de Pernambuco, sobre Galileu Galilei.

Serviço:

Show "Moonray", com Luca Velotti Quartet
Nesta terça-feira (11), às 19h30
No Teatro Apolo (Rua do Apolo, 121, Bairro do Recife)
Entrada gratuita
Informações: (81) 3355-3321 

Luca Velotti Quartet
Luca Velotti QuartetFoto: Divulgação
Luca Velotti Quartet
Luca Velotti QuartetFoto: Divulgação

veja também

comentários

comece o dia bem informado: