Cais do Imperador
Cais do ImperadorFoto: Marcos Pastich/PCR

A próxima edição do Olha! Recife, neste fim de semana e quarta-feira (22), vai levar os participantes para passeios diferenciados de ônibus e a pé. Na programação, visitar esculturas de animais mitológicos e conhecer os lugares frequentados por Dom Pedro II em sua visita à capital pernambucana fazem parte do roteiro.

De ônibus, turistas e recifenses terão a opção de conhecer, no sábado (18), obras de artes e seres mitológicos que estão espalhados pelas ruas e prédios do Recife. No roteiro, estão o leão gigante do Mestre Nuca, localizado no Terminal Marítimo, o caranguejo da Rua da Aurora, no bairro da Boa Vista, e o Beco do Veado, no bairro de São José.

As sereias da igreja de São Pedro dos Clérigos, os dragões da Rua Nova, as gárgulas do Museu do Trem, os leões da Maciel e as garças da Praça do Entroncamento também fazem parte da rota. O transporte sai às 14h da Praça do Arsenal, no Bairro do Recife.

Leia também:
Recife divulga programação das prévias do Carnaval 2020; confira
Geraldo Azevedo e Chico César trazem 'Violivoz' para o Recife
Baile da Macuca divulga programação completa 

Já no domingo (19), o passeio será a pé e tem o tema “Caminho do Imperador”. O objetivo é levar os participantes para percorrer o caminho realizado por Dom Pedro II na visita dele à capital pernambucana em 1859.

No roteiro, estão pontos que já existiam na época da visita do imperador. São eles: o Cais do Abacaxi (onde hoje é o Cais do Imperador), a Igreja do Divino Espírito Santo e a antiga Cadeia do Recife (hoje Arquivo Público de Pernambuco). Outros locais importantes na história da cidade, como a Igreja e o convento de Santo Antônio da Ordem de São Francisco, o Palácio da Justiça e o Palácio do Campo das Princesas também fazem parte do roteiro. A saída será às 9h da Praça do Arsenal.

Arte barroca
Na quarta-feira (22), o passeio visita os pontos com arte barroca no Recife. A pé, os participantes visitarão a Igreja da Madre de Deus e a Catedral de São Pedro dos Clérigos para ver talhas, pinturas e conjuntos de imagens que fazem parte da história da cidade. A saída será às 14h da Praça do Arsenal.

Os passeios são gratuitos, mas é solicitado que os participantes contribuam com doações de um quilo de alimento não perecível por pessoa. Os alimentos serão encaminhados para instituições de caridade. Os interessados devem se inscrever pelo site www.olharecife.com.br nesta sexta-feira (17).

veja também

comentários

comece o dia bem informado: