O quadrinista norte-americano Bill Sienkiewicz, 58 anos, foi uma das grandes estrelas internacionais a participar da Comic Con Experience Tour Nordeste (CCXP), encerrada no último domingo. Ele fez tremer os fãs das HQs de todas as idades, por se verem diante do desenhista de títulos da Marvel Comics “Elektra Assassina” e “Novos Mutantes”, entre outros. 

"Sinto que o Brasil é outro lar pra mim, me deixa chateado não falar português, fiz uma promessa de falar português na próxima vinda, todo mundo é tão carinhoso comigo que o mínimo que posso fazer é aprender a língua pra ir além do bom dia", falou.

Para Sienkiewicz, todo trabalho tem destaques."Quando comecei com a personagem Moonlight, na Marvel, foi importante porque foi minha primeira tarefa. Depois meu estilo começou a mudar e fiz os Novos Mutantes e foi um novo destaque porque pude explorar lados diferentes da minha arte.
Então cada projeto que escolhi fazer teve sua importância", defende.

Bill conta que lia quadrinhos desde criança, mas eles apresentavam sempre uma estrutura semelhante. "Eu gostava de quadrinhos, mas também me apaixonei por arte, expressionismo.. E eu quis tentar um pouco disso no meu trabalho. Ou eu conseguia isso ou preferia pular fora", diz ele, que defende que as artes gráficas não são trabalho, mas parte do que ele é.

Sobre trabalhar com gigantes da HQ, como Frank Miller e Neil Gaiman, Bill se derrete em elogios. "Neil devia se chamar 'Magic Gaiman'. Já com Allan Moore a parceria é um pouco diferente, mas nem por isso menos interessante. "Allan Moore é um gênio, o trabalho dele é muito detalhado e não permite o mesmo grau de flexibilidade, mas a intensidade e pureza das formas, do que ele tenta contar... Isso me deixa com a obrigação de trazer aquilo à vida", conta. E descreve o encanto de trabalhar em parceria com esses outros grandes nomes: "É como jazz ou uma banda, ou como rock 'n roll. Digamos que no Led Zeppelin cada músico tem um papel e a musicalidade combinada gera um aspecto intangível", afirma.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: