Fábio Paiva apresenta o livro "Identidade"
Fábio Paiva apresenta o livro "Identidade"Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

A Comic Con Experience (CCXP) ocorre desta quinta-feira (6) até domingo (9), em São Paulo, com presença garantida de celebridades como Michael B. Jordan e Sandra Bullock. Para os apaixonados por quadrinhos, no entanto, a atração mais aguardada do evento geek é o Artists' Alley. O espaço reúne mais de 540 quadrinistas brasileiros e estrangeiros, incluindo nomes consagrados, novos talentos e artistas independentes. Aproveitando a oportunidade, nomes da cena pernambucana exibem trabalhos inéditos na conferência.

Estreando na edição paulistana do festival, o roteirista Eron Villar lança a segunda edição da série de HQs "Cérebro", desenhada por Carlos Eduardo Cunha. O autor define a obra como um sci-fi policial, ambientado no Recife em um futuro distópico. "É um projeto que eu tinha engavetado há 30 anos. Ele traz uma pegada de série dos anos 1980, como 'MacGyver', alinhado a questões atuais, como novas tecnologias", explica. A trama é protagonizada por dois policiais integrantes de um programa que recruta agentes para serem treinados por inteligência artificial.

A primeira edição da HQ foi apresentada em maio deste ano, na Bienal Geek de Pernambuco. O evento realizado no Centro de Convenções, assim como a CCXP Tour Nordeste, que ocorreu em 2017, são apontados por Eron como impulsionadores da produção local de quadrinhos. "Serviram de incentivo para que a gente se reunisse e trabalhasse juntos. Vivemos hoje um novo período de efervescência. Acho que vamos chegar em São Paulo com força e seremos um dos quadros de destaque", prevê.

Leia também:
Gibicleta: união perfeita de bike e HQs
Crítica: HQ 'Samurai Shirô' mistura cultura japonesa e ação
HQ do brasileiro Marcelo D'Salete vence o Eisner, maior prêmio de quadrinhos do mundo
Adaptações de quadrinhos brasileiros chegam ao cinema

Outro artista que estará pela primeira vez com uma mesa no Artists’ Alley é o ilustrador Daiandreson Victor, de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. "No ano passado eu fui como visitante, conheci bastante gente da área. Nem acreditei que, um ano depois, estaria lançando uma HQ em um evento desse porte", comemora. Em "Sangue e coragem", seu primeiro quadrinho impresso, ele conta a história de um jovem guerreiro nos preparativos da sua primeira experiência em campo de batalha. "É um conto de drama e ação, que defino como um 'épico tribal'", resume.

Capa de

Capa de "Sangue e coragem", de Daiandreson Victor - Crédito: Divulgação



Criador do sistema de assinaturas de HQs EduQuadrinhos, o professor e roteirista Fábio Paiva leva para a capital paulista seu livro "Identidade", financiado através de uma campanha na plataforma Catarse. Pela primeira vez, além do roteiro, o artista também assina as ilustrações de uma obra.

"Não sou ilustrador, mas abraço o desafio porque a ideia do projeto também é estimular as pessoas a desenharem. É um livro interativo, de 60 páginas, que propõe a descoberta da sua própria identidade", comenta. Ainda entre os pernambucanos que lançam inéditos na CCXP, estão Roger Vieira, com "Mergulhão"; Victor Maristani com "Mister Man"; Silvio dB, com "Crossroads"; e Clari Cabral, com "Garota fantasma".

Fábio Paiva apresenta o livro "Identidade"
Fábio Paiva apresenta o livro "Identidade"Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco
Eron Villar
Eron VillarFoto: Julya Caminha/Folha de Pernambuco

veja também

comentários

comece o dia bem informado: