Koar: método de extração de café inédito made in Pernambuco
Koar: método de extração de café inédito made in PernambucoFoto: Eudes Santana/Divulgação

E não dizem que Pernambuco tem mania de grandeza? Que tal mais um bom motivo para ampliar esse clássico bairrismo nosso de cada dia? O trio Lidiane Santos, Filipe Santiago e Fernando Sá - barista, engenheiro mecatrônico e publicitário, respectivamente - acaba de inventar um método para café.

Batizado de Koar, o equipamento elegante é feito em porcelana, e nasceu da paixão dos três por café especial e a pluralidade sensorial proporcionada por diversos métodos. Ou seja, um mesmo café terá notas de sabor e aromas distintos, além de corpo, em cada utensílio em que será preparado.

Os inventores estão desde o primeiro trimestre de 2017 em processo de desenvolvimento do novo método de filtragem. O koar possui 16 sulcos de aproximadamente 1cm de profundidade, que afastam completamente o filtro de papel das paredes do coador.

Leia também:
Lalá Café agora tem cobertura pra festa
Tem café novo nas gôndolas
Restaurante em Setúbal é um oásis dos frutos do mar


Isso faz com que a água passe de maneira mais direta e fluída pelo pó do café, sem o obstáculo do contato com as paredes. Na base do método, uma abertura circular de 0,9 cm retém um pouco a saída do líquido. O resultado do método de extração criado em Pernambuco é uma bebida delicada e saborosa, evidenciando doçura natural do café, com corpo alto e acidez equilibrada.

Nesta terça, o método será oficialmente apresentado ao público de forma gratuita no Kaffe Torrefação e Treinamento, em Boa Viagem, entre 13h e 20h. Mas a peça só será produzida em escala a partir de janeiro, quando começa a ser vendida aos apaixonados por cafés de boa qualidade. Até lá, a xícara do Koar sairá a R$ 9 no próprio Kaffe.

Em tempo. Lidiane é uma das mais competentes baristas do País e, este ano, levou o prêmio de "Melhor Barista do Brasil" em eleição da revista Prazeres da Mesa. É dona do Kaffe e responsável pela implantação de muitas cafeterias independentes da Capital pernambucana.

É ou não é para ter orgulho desse trio de inventores?

Serviço:
Lançamento do Koar
Onde: Kaffe Torrefação e Treinamento - Avenida Conselheiro Aguiar, 2178, loja 01, edifício Gilka, Boa Viagem 
Quando: Nesta terça-feira (19 de dezembro), das 13h às 20h

Koar: método de extração de café inédito made in Pernambuco
Koar: método de extração de café inédito made in PernambucoFoto: Eudes Santana/Divulgação
Filipe Santiago, Lidiane Santos e Fernando Sá: inventores do café
Filipe Santiago, Lidiane Santos e Fernando Sá: inventores do caféFoto: Eudes Santana/Divulgação

veja também

comentários

comece o dia bem informado: