Hortas orgânicas se espalham por São Francisco
Hortas orgânicas se espalham por São FranciscoFoto: Vanessa Lins/Cortesia

Estado mais populoso dos Estados unidos, a Califórnia é conhecidíssima pelo life style plugado com a natureza. A região também é notícia pela competente produção vitivinícola, responde por nada menos que 90% da produção de vinhos estadunidenses, de acordo com a entidade sem fins lucrativos Visit California.

É de lá onde surgem muitas tendências na cozinha. Os californianos são completamente afinados com o cultivo de alimentos orgânicos e com a valorização dos pequenos produtores locais. Em São Francisco, cidade mais cosmopolita do estado, hortas de orgânicos se espalham por vários bairros, algumas comunitárias para fornecer comida para moradores de rua e cidadãos de baixa renda.

Isso tudo para dizer que a comida é, sim, ponto turístico a ser "visitado" quando viajar para lá. Aliás, quem estiver com passaporte carimbado para o mês de janeiro, uma super dica. De San Diego a San Francisco, de 21 a 28, vai rolar o "California Restaurant Month", circuito gastrô em que 180 restaurantes vão oferecer descontos e menus inéditos, com preços fixos, a partir de 10 dólares no almoço e 20 no jantar.

Em Santa Monica, notória pela produção agrícola, a cada ano um ingrediente é o astro da temporada. Em 2018, a romã foi eleita para a criação de pratos e drinques, entre os dias 8 e 14. Já em Los Angeles, o dineL. A terá mais de 300 restaurantes oferecendo, entre os dias 12 e 26, menus completos a partir de 15 dólares. A cidade de Los Angeles terá adesão de 300 casas vendendo menus completos a partir de 15 dólares, entre os dias 12 e 26.

Já na região norte, San Francisco, que, recentemente, se tornou uma referência em cozinha por ser a cidade com a maior quantidade de restaurantes três estrelas Michelin nos EUA, também tem uma semana de descontos especiais, entre os dias 22 e 31 de janeiro. A metrópole é famosa por sua variedade culinária e terá mais de 100 opções de menus a preços reduzidos.

Famosos destinos de vinho, Napa Valley e Mendocino também participam do festival. Entre os dias 21 e 28, em Napa, restaurantes premiados, como o Siena, por exemplo, terão menu degustação a partir de 20 dólares, no almoço, e 36, no jantar. Em Mendocino, as estrelas serão caranguejo, cerveja e vinho. O Crab, Wine & Beer Festival, que acontece entre os dias 19 e 28, está em sua 19ª edição.

Hortas orgânicas se espalham por São Francisco
Hortas orgânicas se espalham por São FranciscoFoto: Vanessa Lins/Cortesia
Cozinha multicultural é característica marcante
Cozinha multicultural é característica marcanteFoto: Vanessa Lins/Cortesia
Fábricas de biscoitos da sorte despertam curiosidade em São Francisco
Fábricas de biscoitos da sorte despertam curiosidade em São FranciscoFoto: Vanessa Lins/Cortesia

veja também

comentários

comece o dia bem informado: