Coral Wine passa de um a três anos em barricas e depois as garrafas são submersas no Mar Adriático, a uma profundidade de 29 metros
Coral Wine passa de um a três anos em barricas e depois as garrafas são submersas no Mar Adriático, a uma profundidade de 29 metrosFoto: Divulgação

No final de maio, deve chegar ao Recife a primeira leva de vinhos da vinícola Kabaj, da Eslovênia. A linha foi apresentada à imprensa no Recife durante o mês de abril, em degustações realizadas em restaurantes como o Oma Pâtisserie Bistrô, o Nez Bistrô e o Pomodoro Café. São sete vinhos, todos delicados, competentes e com rótulos elegantes: os laranjas Amfora e Rebula, os brancos Sivi Pinot, Ravan, Pinot Blanc e Luisa e os tintos Merlot e Cuvée Morel.

Um deles no entanto, chama mais atenção: o Coral Wine. Ele passa de um a três anos em barricas e depois as garrafas são submersas no Mar Adriático, a uma profundidade de 29 metros. Pesquisadores do Instituto de Física da Eslovênia descobriram que a pressão atmosférica de 3,5 atm é similar à da câmara isobárica e garante mais frescor ao vinho depois do período debaixo d'água, que varia entre um e dois anos. À mesa do consumidor, chega uma charmosa garrafa coberta de corais.

Leia também:
Harmonização enogastronômica (vinho e comida)


A produção das bebidas ocorre na paisagem montanhosa ao Norte de Nova Gorica, na fronteira com a Itália. O clima e o solo da região, a vinte quilômetros do Mar Adriático, tornam a região perfeita para as uvas. As vinícolas ocupam 2000 hectares no local e três quartos da produção é de variedades brancas, principalmente a Ribolla Gialla, mas contendo também Chardonnay, Tocai Friulano (chamada Sauvignonnasse na Eslovênia), além da Pinot Grigio.

A distribuição no Recife vai ocorrer em restaurantes (por meio da empresa Eslobras) e eventos selecionados (sob responsabilidade da Vinho Club). Os preços ainda não foram definidos, mas, a promessa é de valores especiais para o lançamento. Pelo mundo, a vinícola Kabaj tem garrafas com preço variando entre US$ 60 e 500. Outra oportunidade para conhecer os produtos é um festival de trufas e vinhos eslovenos, exclusivamente no Recife, previsto para o começo de junho.

veja também

comentários

comece o dia bem informado: