Tapioca será homenageada com festa
Tapioca será homenageada com festaFoto: Alfeu Tavares/Arquivo Folha

Os próximos dias serão agitados para o cenário gastronômico de Olinda. Até domingo, 4, a prefeitura da cidade promove o 2º Festival da Tapioca na Praça do Carmo e no Alto da Sé (principal reduto das tapioqueiras), em que a famosa receita é homenageada com programação que inclui não somente a venda das variações do prato à base de massa de mandioca - de coco ralado, coco com queijo de coalho, linguiça e de cartola, por exemplo -, mas ainda palestras, shows culturais e Concurso da Melhor Tapioca da região e um parque infantil.

Cerca de 50 tapioqueiras participam do evento realizado em uma parceria entre a Secretaria de Patrimônio, Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Olinda e a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). Neste sábado, às 17h, no Polo Alto da Sé, chefs de cozinha preparam em uma cozinha show receitas criativas de tapioca.

MERCADO

Já entre os dias 9 e 11 de novembro, é a vez de o Mercado Eufrásio Barbosa receber o 1º Festival Gastronômico de Mercado de Pernambuco, coordenado por César Santos, proprietário da Oficina do Sabor e um dos cozinheiros mais atuantes do Estado.

O circuito vai reunir 16 chefs de cozinha pernambucanos, que estarão vendendo pratos individuais ao preço máximo de R$ 25, entre eles, Jaime Alves, Jafs, Lúcia Soares, Robson Lustosa, Rivandro França, Eudes da Cabidela, Nina Burkhardt, Heleno Júnior, Jeff Colas, Carmen Virgínia e Márcio Costa. Vai ter de escondidinhos fit até caldeirada e bolinho de sarapatel.

Com tantos profissionais envolvidos, não poderia ser diferente: o público terá acesso a pratos com ingredientes diversos, culinária saudável, além de cervejas da Babylon, vinhos na Barcicleta e cachaças na Associação Pernambucana Aguardente de Cana (APAR).

A edição estreante é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper). “O festival reunirá gastronomia, arte, música, história, tradição e produtos pernambucanos, ingredientes que fazem uma receita das melhores em um espaço incrível. Será uma experiência para todos os sentidos”, destaca o presidente da AD Diper, Antônio Xavier.

Entre uma garfada e outra, os visitantes podem explorar as exposições dedicadas à cultura popular que estão em cartaz, como a mostra de Tânia Carneiro Leão, neta de Eufrásio Barbosa, e a "Olhares Pioneiros", sob curadoria de Raul Córdula, que faz referência aos primeiros movimentos coletivos na cidade-patrimônio surgidos nas décadas de 1960 e 1970. Sem esquecer que a Compahia Editora de Pernambuco (Cepe) também mantém uma livraria dentro do equipamento.

SERVIÇO
2º Festival da Tapioca

Data: de 2 a 4 de novembro, a partir das 16h na Praça do Carmo e Alto da Sé, acesso livre

1º Festival Gastronômico de Mercado de Pernambuco
Data: de 9 a 11 de novembro, das 18h às 22h, com entrada franca
Endereço: Mercado Eufrásio Barbosa (Olinda)

veja também

comentários

colabore com a folha

comece o dia bem informado: