Apresentador ensina quase 100 receitas simples de preparar
Apresentador ensina quase 100 receitas simples de prepararFoto: Divulgação

Sucessor da mais famosa apresentadora de programa culinário da TV brasileira, na década de 1990, Ofélia Anunciato, Daniel Bork está celebrando a marca de 20 anos à frente das câmeras ensinando dia a dia receitas possíveis de se fazer em casa, daquelas sem muito protocolo.

Foi em 1999 o início da sua atuação na Bandeirantes e, de lá para cá, comandou o "Receita Minuto", "Bem Família", "Dia Dia" e "Cozinha do Bork". A data de dois dígitos vem junto com a publicação de um livro que reúne mais de 80 receitas de Bork - e apresentadas nos seus programas.

Segundo o cozinheiro e apresentador, a paixão por culinária surgiu ainda na infância, quando observava o movimento da cozinha de casa, onde sua mãe organizava tudo. A mãe, que virou incentivadora, viu o filho se tornar cozinheiro profissional e a rotina da casa mudou: Daniel começou a aplicar os novos conhecimentos na própria casa.

O DNA do tempero ajudou muito Bork a cumprir a missão de substituir um nome embemático como Ofélia, e permanecer por tanto tempo no ar. Um dos resultados é a publicação do "A cozinha de Daniel Bork", pela editora Alaúde, no qual descreve mais de 80 pratos relativamente práticos de fazer, totalmente possíveis de reproduzir em casa, sem qualquer complexidade que impeça o menos familiarizado com o fogão de desenrolar o cardápio do dia.

Leia também
A folia começa no copo; confira receitas de drinques
Aprenda a fazer uma empada doce vegana


Em quase 200 páginas, o leitor encontrará com polenta, empanada chilena, cocada de abacaxi, e mais uma série de receitas divididas em lanches, aves, carnes, peixes, bolos, tortas e doces. A gente até reproduz um clássico que Bork ensina: almôndegas.

RECEITA
Almôndegas picantes

Ingredientes para a almôndega
150g de acém moído
150g de carne suína moída
2 dentes de alho picado
2 colheres de sopa de salsinha picada
1 ovo
5 colheres de sopa de farinha de rosca
Sal e azeite a gosto

Ingredientes para a almôndega
200ml de cerveja tipo pilsen
1 colher de sopa de farinha de trigo (dissolvida em um pouco de água)
1 xícara de caldo de carne
1 colher de sopa de mostarda de Dijon com sementes
Uma pitada de noz-moscada
Pimenta verde em grãos a gosto
Um fio de azeite
Cheiro verde picado a gosto para finalizar

Preparo das almôndegas
Misture as carnes com o alho, a salsinha, a farinha de rosca e o sal, até formar uma mistura homogênea. Modele bolinhas e leve para uma frigideira com um fio de azeite. Doure as almôndegas de todos os lados. Coloque em um refratário e reserve.

Preparo do molho
Misture todos os ingredientes até incorporar bem

Montagem

Despeje o molho sobre as almôndegas no refratário
Leve para o forno moderado, preaquecido (180 °C), por aproximadamente 20 minutos ou até que fiquem douradas. Finalize com um pouco de cheiro verde e sirva a seguir

Rendimento: 12 porções

veja também

comentários

comece o dia bem informado: