Brownie com diversas coberturas é especialidade
Brownie com diversas coberturas é especialidadeFoto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

CARUARU - Um dos doces mais populares entre nós batiza e inspira o conceito afetivo da Negro Brownie, boleria e lanchonete aconchegante que fica no bairro Maurício de Nassau, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. O bolinho de tabuleiro com textura socada, à base de chocolate, trigo, ovos, açúcar e manteiga, aqui, ganha com a diversidade de coberturas, recheios e tamanhos, capaz de deixar os chocólatras com água na boca. O cardápio é extenso: com cobertura de chocolate, cremosa de limão e merengue, brigadeiro branco, com pedaços de chocolate, etc.

Jonathan Liandro, dono do estabelecimento, quis representar não só a cor da sobremesa mais vendida na casa, mas também a história de sua família em cada detalhe da doceria. A Negro Brownie nasceu junto com a vontade de reunir amigos, quando Liandro aprendeu a fazer o doce e distribuía com as visitas em sua casa. “Comecei a fazer e, quando finalmente deu certo, os amigos começaram a pedir para levar nas festas, nos batizados, contou.

A referência às origens familiares está prestes a ganhar mais um capítulo. A boleria com o cheiro mais doce da vizinhança passa por um processo de retorno histórico que o levará a uma mudança de endereço, de volta à casa da avó de Jonathan, no bairro Divinópolis. A mudança de local deve se concretizar no dia 20 de novembro, que é o Dia Nacional da Consciência Negra.

Leia também:
Pão de mel banca viagem do Oiapoque ao Chuí
Flávia Falcão: 20 anos de tradição em família

Mas quem disse que onde o brownie é onipresente nada mais se cria? As versões de salgados são bem atrativas e fresquinhas. Entre os destaques, as empadas de camarão e palmito. As quiches da marca Tá Massa também são lanches concorridos por lá. Ah, não podia faltar a coxinha, na versão tradicional de frango e em opção vegetariana, sem carne. E a lista de gordices não para de crescer: docinhos de festa, bolo pudim, bolo de cenoura com cobertura de chocolate e até alfajor.

A atmosfera acolhedora da Negro Brownie é reforçada pela presença de Dona Zezé, mãe de Jonathan. Para ela, o estabelecimento é um canto de recordação da família. “Aqui, tem decoração que veio da nossa casa, vinis que eu ouvia, livros do meu filho”, contou. Para os visitantes, o aconchego tem a assinatura de Dona Zezé, que faz as boas-vindas, que conta um pouco da história e escolhe a trilha sonora.

Serviço:
Negro Brownie
Endereço: rua Luzia Florêncio Porto, 91, Mauício de Nassau - Caruaru
Informações: (81) 99615.8108

veja também

comentários

comece o dia bem informado: