A água traz muitos benefícios ao corpo e eles variam por pessoa
A água traz muitos benefícios ao corpo e eles variam por pessoaFoto: Lehi Henri/Folha de Pernambuco

A ingestão diária de uns bons goles d’água não serve apenas para matar a sede nos dias de calor. O líquido mais natural de todos vai além da hidratação para regular uma série de funções relevantes ao organismo. Segundo especialistas de saúde, tamanha importância se dá pelos 70% de água que constituem o corpo humano. Quantidade suficiente para garantir o bom funcionamento do intestino, a desintoxicação, a reposição de nutrientes, entre outros ajustes essenciais.

Na prática, só benefícios. Quando o assunto é digestão, por exemplo, a nutricionista esportiva e estética do espaço Saúde do Cabo, Jeane Bortoletto, esclarece que esse consumo ajuda a formar as secreções de sucos digestivos úteis para a digestão e absorção de nutrientes. “Pois mesmo que se consuma fibras no dia a dia, é preciso a ingestão de água para evitar a constipação”, alerta. Poucos sabem, mas também há uma relação direta com a parte estética. “A hidratação da pele pode ocorrer de dentro para fora, conquistando uma derme firme e saudável, que, aliada a mudanças no estilo de vida, também diminui e previne o aparecimento da celulite”, completa a especialista.

Por outro lado, quando há escas­sez de consumo, as células deixam de produzir energia suficiente para o corpo funcionar com disposição. É a hora em que a fadiga e o can­saço batem a porta. Isso sem falar em um dos problemas mais conhe­cidos pela população, que é o impacto direto no rim. O órgão é o responsável pela filtragem e limpeza do organismo, necessitando do líquido para fazer a diluição de impurezas que resultará na urina.

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Ainda segundo Jeane Bortoletto, é importante lembrar que não é preciso sentir sede pra beber água. “Esse já é o primeiro sinal de desidratação. Então, a dica é sempre ter na mão uma garrafinha”, sugere. Para quem pratica algum exercício físico, o consumo também garante o equilíbrio eletrolítico e evita câimbras. “As pessoas não sabem que a desidratação também está relacionada a esse problema, então mesmo que você pratique ou não algum exercício não se esqueça de estar sempre hidratado”, resume. Para muitos, também passa despercebido o fato de que, no corpo humano, as cartilagens são formadas em parte por água. Sendo assim, quando ela está escassa, pode resultar em dores nas articulações.

Podem ajudar

A quantidade necessária para sentir os benefícios varia individualmente, mas, segundo especialistas, deve seguir a média de dois litros por dia. Nesse quantitativo, podem ajudar alternativas como água de coco, isotônicos e águas saborizadas livres de açúcar. Frutas e verduras com boa quantidade de líquido não substituem a água, porém ajudam na hidratação.

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