Tudo em nome da boa formal?
Tudo em nome da boa formal?Foto: Lehi Henri/Folha de Pernambuco

Faltando pouco mais de um mês para o Carnaval, há gente se apressando em queimar calo­rias de forma imediata, enco­rajada pela avalanche de die­tas anunciadas na internet. Bas­ta uma pesquisa simples no Google para a solução aparecer na forma de “ainda dá tempo de emagrecer”, “seque em apenas um mês”, entre outros gatilhos para clicar e não pensar nas consequências. Se por algum motivo vo­cê esse folião preocupado nos quilinhos agregados no final de ano, sai­ba como separar o joio do trigo na corrida desenfreada contra o tempo.

Embora o calendário não conte a favor, a nutricionista Carla Karine Me­lo, da Vitalle Medicina, diz que, sim, é possível obter resultados visí­veis de maneira saudável em 30 dias. “Dependerá de fatores de idade, sexo, peso inicial, ingestão caló­rica e déficit calórico ingerido neste período, assim como boas escolhas em nutrientes que ajudem no resultado associado ao exercício físico”. Uma combinação de elemen­tos que deve ser vista de maneira isolada e distante de cortes drásticos para todos os públicos ou dietas em que se come um único alimento. “Jejum intermitente e low carb são boas estratégias para um período de curto prazo, se acompanhadas de profissional para uma orientação eficiente”, aconselha a especialista antes de lembrar que o mais indicado é a perda de peso de forma lenta e constante, com uma reeducação alimentar que seja sustentável, agrade ao paladar e cuide da saúde.

Para um objetivo mais urgente, a estratégia é começar fazendo refeições fracionadas e com bom aporte proteico, dando saciedade para não fazer a degradação muscular, como carnes magras, ovos, tofu, queijos magros, iogurtes naturais ou proteicos, whey e barras de proteínas. “Também reduzir o consumo de carboidrato, fazendo a ingestão em horários estratégicos como pré e pós-treino, além de aumentar o consumo de vegetais e legumes, pois possuem pouca caloria e carboidrato”, completa Karine Melo. Do contrário, quando há menos refeição na rotina, fica mais fácil engordar rapidamente em um simples deslize, segundo a nutricionista Cristina Albuquerque. Para tudo ficar equilibrado, ela sugere mais algumas ações.

“Aumente o consumo de água para, no mínimo, dois litros. Consuma frutas! Se não come nada, ao menos uma porção ao dia, e diminua a frequência de consumo de bebida alcoólica. Se beber, tome bastante água”, sugere. E não é porque o projeto Carnaval está a todo vapor que fim de semana deva ser sinônimo de resistência às tentações. “Não precisa comer doce, pizza, coxinha e tudo de uma vez. Escolha uma refeição livre e tente moderar nas outras. Você terá vários fins de semana ao longo do ano para matar suas vontades”, termina.

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Reforço natural
Os populares termogênicos podem dar o reforço que muita gente procura. Alimentos como canela, pimenta, chá verde e café irão ajudar a aumentar o metabolismo e a queima de gordura. De acordo com o nutricionista esportivo, Nasto Rabelo eles podem ser consumidos todos os dias sem problemas em lanches ou na forma de pré-treinos. “Quando falamos de suplementação, a cafeína é bem utilizada para pessoas que não gostam de chá verde ou café, pois ela já é o ativo encontrado nesses alimentos em uma quantidade específica para aumentar o metabolismo”, comenta. Das atividades que mais geram resultado, Rabelo aponta corrida e ciclismo como bons exercícios para melhorar a performance cardiovascular. “Se combinados com a musculação, ainda dará melhores resultados na perda de gordura corporal”.

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