Carpaccio de salmão trufado tem cara de campeão de pedidos
Carpaccio de salmão trufado tem cara de campeão de pedidosFoto: Ed Machado

Depois de um hiato de anos na Zona Sul, enfim, um instigante projeto gastronômico acaba de abrir as portas em Boa Viagem. Sob o comando do empresário Gabriel Bacelar Neto, o Tetsu (traduzido do japonês significa ferro, força) eleva o conceito de cozinha oriental fusion no Recife, há muito esquecido pelos criativos da cozinha local.

Oriente e Peru, presente sobretudo com o uso da pimenta ají, se cruzam nas criações do trio Juan Pablo, Marcus Kanashiro, ambos ex-Imakay (São Paulo) e David Fonseca, que aposta fortemente em apresentações arrojadas, fazendo da gastronomia um espetáculo além do sensorial. Não, a cozinha de Pablo, Kanashiro e Fonseca não é coisa para amadores.

E se o negócio é impressionar, não titubeie em pedir o temaki para montar, uma entrada para compartilhar, com todos os itens do temaki separados para que o próprio cliente recheie o seu cone. Para cada temaki, é necessário dispor a alga nori sobre um minifogareiro que aquece trazendo de volta a sua textura crocante (a nori fica borrachuda ao ser exposta ao ar), e os recheios seguem na ordem do freguês: atum, salmão, molhos, arroz.

Uma pancetta de porco no caldo de shoyu e gengibre, mais cogumelos, faz um contraponto à cozinha fria sempre esperada em um restaurante de identidade oriental. Vem macia, desmanchando ao corte, suculenta.

Os chefs lançam mão ainda de iguarias, como trufa, foie gras e o raro e caro boi wagyu - servido laminado e braseado. Gorduchas vieiras também constam do time do Tetsu, ganhando ares de Oscar ao ser preparada com foie gras, tarê e flor de sal.

Acompanhando o fluxo do mercado, o bao (pãozinho chinês cozido no vapor) marca presença com recheio de tempurá de siri mole e molho huancaina - típico no Peru, à base de queijo fresco, de consistência cremosa, mas leve. A porção vem com dois baos grandes.

Apesar de todos os atrativos hiperlativos do menu do Tetsu, o carpaccio de salmão trufado surge com cara de campeão de vendas, tamanha a gana dos recifenses pelo peixe cor de coral e qualquer coisa que seja temperada com trufados. É delicioso e é entrada que serve umas três pessoas. Ceviches, tiraditos, joys, sashimis, uramakis e criações veganas alongam a lista de pratos.

Uma boa e criativa carta de drinques assinada por Marcos Guimarães e adega de curadoria de Helton Silva escoltam à altura a gastronomia sofisticada do Tetsu, que tem projeto dos arquitetos Analice e Humberto Zírpoli e playlist lounge com ares de balada.

SERVIÇO
Tetsu Cozinha Japonesa
Endereço: av. Domingos Ferreira, 1097, sobreloja, Boa Viagem
Informações: 3877.4218

Carpaccio de salmão trufado tem cara de campeão de pedidos
Carpaccio de salmão trufado tem cara de campeão de pedidosFoto: Ed Machado
Vibe de balada: salão escurinho e música lounge acompanham criações fusion
Vibe de balada: salão escurinho e música lounge acompanham criações fusionFoto: Ed Machado

veja também

comentários

comece o dia bem informado: