Show 'Krishnanda - 50 anos'
Show 'Krishnanda - 50 anos'Foto: Red Bull Content Pool/Divulgação

De tempos em tempos, eis que surge uma pérola até então desconhecida na música. Aproximadamente há uns dez anos, um grupo de músicos soube da existência do disco "Krishnanda", por influência do DJ Nuts, uma referência da cena e garimpeiro de tesouros musicais.

O álbum foi concebido em 1968 por Pedro Santos, conhecido como Pedro Sorongo. Percussionista, ele criava seus próprios instrumentos, incluindo o sorongo, que incorporou ao seu nome.

Hoje, 50 anos após o lançamento de "Krishnanda", Lúcio Maia - que entre tantos projetos é o guitarrista da banda Nação Zumbi - convocou uma turma de peso para recriar, no palco, as 12 faixas do único registro musical lançado por Sorongo. O resultado pôde ser visto no Red Bull Music Festival São Paulo, realizado no dia 30 de novembro, na casa de shows Fabriketa, no Brás. O álbum é visionário, até para os dias de hoje.



Uma experiência sensorial, com letras que são verdadeiras poesias - como na música "Um só": " Eu sou de um pedacinho de nada / De um pedacinho de cada / Dentro tudo que há" - e outras músicas instrumentais. Inclusive em algumas dessas, como "Savana", só há sons de animais feitos pelo próprio artista. "Sorongo imitava animal de forma perfeita. Parece até uma captação, mas ele mesmo quem está fazendo", explica BNegão, convidado do projeto.

Aliás, essa atmosfera mística, envolvida pela natureza, transporta o ouvinte a uma viagem de autoconhecimento. "Logo que eu escutei o disco, achei estranho. Até absorver o disco inteiro, levou um tempo. Quando houve o Almaz - projeto que fiz com Seu Jorge, Pupilo e Antonio Pinto -, gravamos a música 'Água Viva', do disco, que acabou ficando um dos grandes momentos do disco. E já foi um primeiro flerte com o 'Krishnanda', e aí virou um disco de cabeceira, um clássico da vida. No começo deste ano, alguém me falou que o disco estava fazendo 50 anos. Então, eu achei que precisava fazer algo para homenageá-lo", lembra Lúcio Maia.

Leia também:
Na potência máxima: Elza Soares une vozes pela resistência no Red Bull Music Festival São Paulo
Nação Zumbi prepara disco de covers com Bowie e Amy Winehouse
Festival Virtuosi apresenta concertos musicais no Recife e em Olinda

Assim, como o Almaz, outros grupos e artistas começaram a revisitar canções do álbum, como o Bixiga 70, que tem como um dos integrante o Maurício Fleury, que entrou no projeto de homenagem. "É um som muito brasileiro porque tem uma coisa antropofágica, falando do Brasil, mas também da África, da Índia, da yoga. Uma experiência muito profunda, que atravessa tantas culturas, e consegue ser tão universal, profundo, eterno. Um dos melhores discos já feitos pela humanidade porque é uma obra atemporal", diz Fleury.

Big band

O espetáculo tem à frente uma big band, formada por - além de Lúcio na guitarra e Fleury no teclado e piano- Mestre da Lua e Leandrinho Vieira (percussão), Fábio Sá (baixo), Marcelo Monteiro (saxofones e flauta), Victor Vieira-Branco (vibrafone), Richard Fermino (trompete, trombone e clarone), Buda Nascimento (violino), Leandro Tenório (violoncelo). O show do Red Bull Music ainda contou com os convidados BNegão - que se apresentava pela primeira vez no projeto -, Rodrigo Brandão e Laura Lavieri, além da dançarina Jannete.

Para levar ao palco a energia do álbum "Krishanda", Lúcio Maia enfrentou um desafio. "Foi uma leitura muito intensa, com a realização de uma varredura. Passei o disco para o formato digital para fazer uma leitura gráfica das frequências, entender o que havia e o que não havia, então acabei descobrindo muita coisa, como um arranjo de guitarra que não dava para ouvir normalmente", explica. O projeto ainda não tem previsão para chegar ao Recife. "Eu gostaria de rodar o mundo com ele. Mas é um projeto muito grande e alternativo. Precisa ser incorporado dentro de um conceito", afirma Maia.


*Viajou a convite do Red Bull Music Festival São Paulo

Show 'Krishnanda - 50 anos'
Show 'Krishnanda - 50 anos'Foto: Red Bull Content Pool/Divulgação
Show 'Krishnanda - 50 anos'
Show 'Krishnanda - 50 anos'Foto: Red Bull Content Pool/Divulgação

veja também

comentários

comece o dia bem informado: