Safira Bengell está à frente do elenco
Safira Bengell está à frente do elencoFoto: Léo Malafaia/Folha de Pernambuco

O Teatro Valdemar de Oliveira recebe o espetáculo "Les Girls Forever", neste sábado (23), às 20h, e domingo (24), às 19h. Em cena, Safira Bengell e Horácio Barros Neto resgatam o glamour da era do Teatro de Revista, ao lado de elenco com artistas nacionais e pernambucanos. Travesti e ativista na luta pelos direitos LGBTQ+, Safira é natural do Piauí, mas vem itinerando pelo Brasil com a produção há quatro anos e planeja transformá-la em livro e documentário.

"Costumávamos ser protagonistas da cena artística e lotar os teatros e as casas de shows, antes da década de 1960 até 1980. Fomos precursores de muitos movimentos, na televisão, nos bailes. Sempre fui uma das únicas nordestinas a se destacar nacionalmente e até hoje faço meu trabalho para ressaltar a riqueza cultural da região Nordeste. E lutar contra a violência e preconceito contra as travestis", conta Safira, que participa do comitê técnico LGBTQ+ do Ministério da Cultura e foi a primeira travesti do Brasil a ter garantido, por lei, o direito de colocar o nome artístico no documento de identidade (RG), há quatro anos.

Leia também:
Os Guardas do Taj
Coletivos de teatro sobem aos palcos no Recife neste fim de semana
Marília Parente leva para o Terra Café 'Mulheres do Nordeste'


"O espetáculo resgata e mantém viva a memória com nomes de artistas e as cidades em que eles nasceram. Não vamos ao palco para fazer frescura, somos profissionais do showbusiness. E vamos fazendo pesquisas a cada cidade, recuperando acervos sobre quem faz parte desta cena artística", afirma Safira Bengell.

Participações especiais

Entre os outros artistas na montagem, estão Michelle Summer e Rosana Star. Das participações pernambucanas, uma delas é Odilex, que faz cover da cantora da MPB, Maria Bethânia. Além de Odilex, também fazem participações especiais o rei e rainha do Afoxé Filhos de Dandalunda (Gerailton Jorge e Gabrielle Conde), passistas de frevo e integrantes de maracatu.

"É um espetáculo para toda a família, dos 8 aos 80 anos", ressalta ela, que depois do Recife, segue para apresentações em Teresina (PI) e Aracaju (SE), com patrocínio de empresas privadas e parcerias com a classe artística de cada cidade. Os ingressos para assistir a "Les Girls Forever" custam R$ 45 e R$ 25 (meia-entrada).

veja também

comentários

comece o dia bem informado: